Editorias Fiep > Esporte, Lazer e Cultura

Sesi traz Roberto Alvim para oficina de formação de novos autores

A oficina ministrada pelo autor e diretor carioca começou na terça-feira (14) e terá encontros quinzenais, até dezembro

clique para ampliar Roberto Alvim ministra oficina de formação de novos autores (Foto: Rogério Theodorovy)

O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, projeto que visa formar novos autores de peças teatrais, iniciou na última terça-feira (14) a oficina com o autor carioca Roberto Alvim. A oficina é a principal atividade para a formação dos novos dramaturgos e se estenderá até dezembro. Participaram as pessoas inscritas e selecionadas para o programa de formação. O primeiro módulo acontece de 14 a 28 de abril; de 12 e 26 de maio; 09 e 23 de junho. Todos os encontros serão no Teatro José Maria Santos, de Curitiba, pertencente ao Centro Cultural Teatro Guaira, que é parceiro do projeto.

Além de autor teatral, Roberto Alvim é também diretor, ator e professor de História do Teatro. Autor de 11 peças, seus últimos trabalhos no Rio foram Pelecarnesangueossos; Todas as Paisagens Possíveis, Qualquer Espécie de Salvação, Às Vezes É Preciso Usar um Punhal para Atravessar o Caminho e Mundo Pânico. Atualmente é diretor artístico do Teatro Ziembinski.

 A Oficina de Dramaturgia ministrada por Roberto Alvim oferece aos alunos aulas sobre técnicas, teoria e atividades práticas de escrita. A oficina é um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos da contemporaneidade, assim como o desenvolvimento de novas peças de teatro. O objetivo é que cada um dos participantes desenvolva um texto original, que será constantemente submetido a críticas, sugestões, perguntas e orientações por parte do professor.

Acesso a bens culturais – O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná faz parte das ações da entidade para abrir aos trabalhadores das indústrias e à comunidade em geral o acesso a conhecimento e bens culturais. Desenvolvido pela coordenação de cultura, o Núcleo de Dramaturgia tem o apoio do Sindicato das Indústrias Audiovisual do Paraná. O projeto do Paraná é inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, criado em 2007. O Conselho Britânico presta apoio cultural e trará para palestras em Curitiba os dramaturgos ingleses que vierem ao Brasil para participar das atividades do Núcleo de São Paulo.

O projeto foi lançado oficialmente dia 28 de março e a primeira atividade foi o workshop, na primeira semana deste mês, ministrado pela dramaturga paulista Marici Salomão, que é coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council. 

      

 

About Author