Senai e governo lançam programa para qualificar profissionais da indústria

Programa que prevê a realização do curso de Qualificação em Gestão de Produção e Qualidade em Laticínios foi lançado na sexta-feira (24), em Curitiba

clique para ampliar Vice-governador, Orlando Pessuti, participou do lançamento do curso que vai qualificar mais de 200 profissionais de laticínios (Foto: Rogério Theodorovy)

Foi lançado na sexta-feira (24), na unidade do Senai CIC, em Curitiba, o Programa de Capacitação Profissional das Indústrias de Laticínios do Paraná. Fruto de um convênio do governo estadual com o Senai Paraná, o programa prevê a qualificação de cerca de 200 profissionais de laticínios em um período de um ano. “O programa representa a sintonia entre produtor, indústria, comércio varejista e consumidor. Buscamos, com o treinamento, que a indústria possa produzir com qualidade, higiene e apresentação, estimulando assim o consumo”, resumiu o vice-governador Orlando Pessuti.

“O Senai tem toda a infraestrutura para dar apoio efetivo ao programa, que está focado em inserir tecnologia nos processos produtivos”, considerou o diretor de Operações do Senai Paraná, Marco Secco. “A nossa expertise abrange capacitação e conhecimento tecnológico. Essa é uma ótima oportunidade para pequenos produtores conquistarem um crescimento mais significativo”, completou Secco.

As aulas do 1.º módulo do curso de Qualificação Profissional em Gestão da Produção e Qualidade em Laticínios acontecem nesta sexta (24) e sábado (25), na unidade do Senai CIC, para 120 alunos de todo o Estado. Os sete módulos restantes serão desenvolvidos até abril de 2010 nas unidades do Senai ou em universidades parceiras de Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo e Francisco Beltrão. As inscrições encerraram nesta sexta-feira e todas as vagas foram preenchidas. O curso é financiado pelo governo do Estado, com recursos do Fundo Paraná.

De acordo com o governo do Estado, o foco é qualificar profissionais de laticínios que atendem o Programa Leite das Crianças, desenvolvido desde 2003. Hoje o programa envolve cerca de 70 laticínios, 250 industriários e 14 mil produtores, distribuindo 180 mil litros de leite pasteurizado por dia.

Segundo o coordenador do Programa Leite das Crianças, Osmar Buzinhani, a proposta é trabalhar em todas as fases do processo produtivo. “Desde a matéria-prima, passando pelo processo industrial até a eficiência na distribuição”, disse.

Além do Senai, o convênio envolve as secretarias de Estado da Agricultura e do Abastecimento e da Ciência e Tecnologia. A iniciativa tem também o apoio do Sindileite Paraná.

SERVIÇO
Mais informações: (41) 3313-4013 ou capacitacao.cpleite@gmail.com

About Author