Sistema Fiep discute parceria tecnológica com a Alemanha

clique para ampliar Wilson Andersen Ballão, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, e Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep (Foto: Gilson Abreu)

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha estudam parcerias para a transferência de tecnologia entre o país europeu e o Paraná. As possibilidades de convênio foram discutidas nesta quarta-feira (17), em Curitiba, pelo presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e pelo presidente da , regional Curitiba, Wilson Andersen Ballão.

Ballão entregou a Rocha Loures o “Manual de Transferência Tecnológica Brasil-Alemanha 2009”, que traz artigos relacionados às áreas de inovação e cooperação tecnológica. “Queremos estreitar as relações entre a Alemanha e o Paraná. A Alemanha tem um enorme potencial nas áreas de energias renováveis, meio ambiente, biotecnologia, saúde e agronegócios, e que pode ser aproveitado pelas empresas paranaenses”, afirmou Ballão.

Rocha Loures sugeriu ainda que o próximo encontro econômico entre o Brasil e a Alemanha, que acontece em 2011, seja realizado no Paraná. “Este ano comemoramos 180 anos de imigração alemã no Paraná. A região norte é uma das que mais acolheu estes imigrantes. Nada melhor que prestigiar a região e atrair investimentos para uma das regiões que mais cresce no Paraná”, disse.

About Author