População de Fazenda Rio Grande implantará projeto de desenvolvimento local
Um encontro promovido nesta quarta-feira (24) em Fazenda Rio Grande pela Rede de Participação Política – iniciativa propositiva e apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap) – reuniu a comunidade para discutir a implantação de um projeto de desenvolvimento local […]
Um encontro promovido nesta quarta-feira (24) em Fazenda Rio Grande pela Rede de Participação Política – iniciativa propositiva e apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap) – reuniu a comunidade para discutir a implantação de um projeto de desenvolvimento local na região.
Dispostos a buscar melhorias para a comunidade, os moradores decidiram aderir ao Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, implantado em outras 24 localidades no Estado, no mês de agosto, com data, local e horário ainda a serem definidos. Entre os presentes no evento, estavam presidentes de associações de moradores, representantes de escolas municipais e estaduais e pessoas ligadas à coordenação das Associações de Fazenda Rio Grande, integrada por 17 entidades, que poderá contribuir para uma maior mobilização da população local em torno do projeto.
A primeira etapa da metodologia será a realização do Seminário Visão de Futuro, onde a comunidade irá projetar o local ideal em um período máximo de dez anos. Será a partir desta prospecção que eles chegarão a uma agenda positiva de ações, que em parceria com os demais segmentos da sociedade poderá ser executada.
Mais adiante, realizam o chamado pacto pelo desenvolvimento local. Para o pacto serão convidados representantes de órgãos públicos e privados e todos os interessados para que, de um modo geral, a sociedade seja informada da existência do projeto e participe, eventualmente, de ações planejadas que necessitem de sua colaboração. “Se nós não fizermos, o futuro que vai chegar não vai ser aquele que nós queremos. Mais importante que os recursos financeiros são os recursos sociais. É o nosso capital social. É a capacidade que nós temos de nos entender, liderar um tipo de ação positiva a partir da cooperação de todos nós. Esse é o combustível principal do desenvolvimento local, aonde a comunidade coopera há desenvolvimento, aonde ela não coopera, não há”, salienta o professor, analista político e consultor da Rede, Augusto de Franco.
Outros detalhes com a agente de desenvolvimento local Gilseia Baraniuk pelo telefone (41) 3271-9528 ou e-mail: gilseia.baraniuk@sesipr.org.br