Bélgica quer estreitar relacionamento com o Paraná

O cônsul geral da Bélgica, Peter Claes, visitou a Fiep nesta segunda-feira (06) para conhecer o trabalho do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep

clique para ampliar Peter Claes: Queremos aumentar o relacionamento e atrair investimentos do Paraná na Bélgica (Foto: Fiep)

O cônsul geral da Bélgica, Peter Claes, visitou a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) nesta segunda-feira (06) para estreitar relacionamento comercial com o Paraná. Claes conheceu o trabalho do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep no apoio à internacionalização de empresas paranaenses.

Segundo Claes, a Bélgica é o centro de distribuição dos produtos brasileiros na Europa, e uma cooperação entre o Paraná e o país europeu traria benefício para ambos os lados. “Queremos aumentar o relacionamento e atrair investimentos do Paraná na Bélgica. Estamos interessados no modelo paranaense de centros de distribuição, na tecnologia e expertise no que diz respeito à geração de energia, no setor de serviços e no Porto de Paranaguá”, disse o cônsul.

O Paraná exporta para a Bélgica madeira compensada, milho em grão, carroceria para veículos e papel. Dados do CIN apontam que de janeiro a dezembro de 2008 as exportações paranaenses para a Bélgica somaram US$ 202 milhões, correspondendo a 1,33% do total das exportações paranaenses. Entre 2007 e 2008, houve um aumento de 8% nas exportações realizadas do Paraná para a Bélgica. Já entre o ano de 2006 para o ano de 2007 o aumento foi mais expressivo, as exportações paranaenses para a Bélgica aumentaram 56%.

Já as importações paranaenses da Bélgica somaram US$ 121 milhões em 2008, 80% a mais se comparada ao mesmo período de 2007. Os principais produtos importados são máquinas e aparelhos para colheita, batatas preparadas ou congeladas e pneus.

About Author