Paranavaí conhece projeto de desenvolvimento local

Comunidades podem buscar soluções para melhorar a qualidade de vida. Metodologia será apresentada nesta segunda-feira (3)

Moradores de Paranavaí, região noroeste do estado, reúnem-se, nesta segunda-feira (3), durante a reunião mensal do Rotary Clube Paranavaí Entre Rios, para conhecer a metodologia do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná proposto pela Rede de Participação Política – iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O objetivo do encontro é apresentar à população e às lideranças locais as etapas do projeto que estimula a comunidade a trabalhar com uma nova visão de governança compartilhada, onde os próprios moradores é que dão os primeiros passos em busca de um lugar melhor para viver. Moradores de um bairro interessado na implantação da metodologia já confirmaram presença na apresentação.

“Todo lugar que a população espera por desenvolvimento é um lugar extremamente pobre. Qualquer ação que nós fazemos gera desenvolvimento. Se nós não resolvermos, ninguém vai resolver. Não é o governo que faz o lugar se desenvolver, quem faz são as pessoas”, defende o professor, analista político e consultor da Rede, Augusto de Franco.
A população de Paranavaí que sonha com uma cidade diferente, quer ver mudanças e solucionar os problemas que atingem o dia-a-dia dos moradores, podem participar do encontro que acontece nesta segunda (3) às 20 horas no Restaurante Fornilho (Avenida Paraná, 863). Caso alguma comunidade se comprometa em trabalhar com a metodologia, o projeto já pode ser iniciado em setembro.

Os moradores das localidades escolhidas são orientados por meio de uma metodologia de indução do desenvolvimento local baseada no investimento em capital social. “Pela primeira vez está sendo estabelecida uma relação explícita entre democracia e desenvolvimento. O capital social depende, fundamentalmente, de duas coisas: das redes sociais, que ligam pessoas com pessoas e da democracia, na base da sociedade e no quotidiano do cidadão”, complementa o analista político.

No Paraná

O projeto já foi implantado em bairros das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Araucária e em toda a cidade de Fazenda Rio Grande e Reserva do Iguaçu, totalizando 29 diferentes localidades e mais de 180 mil pessoas envolvidas.

Algumas ações planejadas durante os encontros do projeto já estão sendo executadas no bairro Ney Braga em Maringá, nas vilas Santana e Barreto em Ponta Grossa, no Jardim Santos Andrade em Curitiba e na Vila Recreio em Londrina.

Para participar e saber mais sobre o projeto, o contato pode ser feito com Gilséia Baraniuk pelo telefone (41) 3271-9528 ou pelo e-mail gilseia.baraniuk@redeempresarial.org.br

 

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR