clique para ampliar Empresas têm limite de até R$ 500 mil com o cartão (Foto: Divulgação) |
Pela primeira vez em todo o país, um serviço de consultoria em inovação tecnológica foi vendido por meio do Cartão BNDES. E o pioneirismo coube ao SENAI Empresas, área do Senai Paraná que presta serviços técnicos e tecnológicos em todo o Estado. A contratação da consultoria foi feita por uma indústria metalúrgica de pequeno porte de Londrina, que receberá o atendimento de técnicos do Senai para melhorar seu processo de produção.
Criado em 2003 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social para financiar investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPME), o Cartão BNDES era utilizado exclusivamente para a aquisição de produtos. Desde junho, porém, ele passou a liberar crédito também para investimentos em inovação. O SENAI Empresas, que já havia sido a primeira entidade do Brasil a oferecer seus serviços técnicos e tecnológicos por meio do cartão, mais uma vez saiu na frente, realizando a primeira venda no país deste tipo de consultoria com o apoio do BNDES.
A contratação foi feita pela empresa Artmed Indústria e Comércio de Produtos Hospitalares, de Londrina, que receberá os serviços de extensão tecnológica do Senai. A partir de agora, técnicos da instituição vão analisar os aspectos que precisam ser melhorados para otimizar os resultados da empresa. Entre os pontos a serem trabalhados está o desenvolvimento de um melhor layout para a linha de produção e a estruturação de um projeto de segurança no processo produtivo.
Oportunidade para as MPME
Para Eduardo Kossovski, responsável pelo Posto de Informações Fiep/BNDES – que auxilia os empresários paranaenses a buscarem crédito junto ao banco nacional -, a venda realizada pelo SENAI Empresas mostra que os benefícios do cartão estão acessíveis a todos. “Por meio do cartão, as micro e pequenas empresas têm totais condições de obter crédito junto ao BNDES para investir em inovação tecnológica”, afirma.
Entre suas vantagens, o Cartão BNDES fornece linhas de crédito rotativo pré-aprovadas de até R$ 500 mil. O pagamento é feito com prestações fixas e iguais, e prazo de 03 a 48 meses para quitação. Outro grande benefício do cartão é e taxa de juros aplicada, bastante atrativa quando comparada às taxas obtidas pelas MPME no mercado financeiro.
As empresas podem solicitar o Cartão BNDES por meio do Portal de Operações do banco (www.cartaobndes.gov.br). Elas escolhem o banco emissor do cartão (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Bradesco) e fornecem os dados necessários ao encaminhamento da proposta. O pedido é automaticamente enviado ao banco selecionado para analisar o crédito, verificar a regularidade da empresa junto ao INSS, FGTS, RAIS e tributos federais, conceder o limite de crédito e emitir o cartão. Todas as operações, desde a aquisição do cartão até a compra de serviços, devem ser feitas por meio do portal.
Atendimento em todo o Paraná
Atualmente, o SENAI Empresas possui dez serviços disponíveis para aquisição por meio do Cartão BNDES. As empresas podem contratar consultorias nas seguintes áreas: apoio tecnológico – respostas técnicas; aquisição e transferência de tecnologia; desenvolvimento de embalagens; design, ergonomia e modelagem de produto; eficiência energética; ensaios mecânicos; extensão tecnológica; impacto ambiental; projeto de experimento; e registro de propriedade intelectual.
O SENAI Empresas está presente nas 35 unidades operacionais fixas do Senai Paraná espalhadas por todo o Estado. Para mais informações, as empresas podem se dirigir à unidade mais próxima ou entrar em contato pelo telefone 0800 643 7475.
Além disso, outras informações sobre aquisição e utilização do Cartão BNDES podem ser obtidas com Eduardo Kossovski, pelo telefone (41) 3271-9561 ou pelo e-mail eduardo.kossovski@fiepr.org.br.