A formação ofertada aos jovens pelo Colégio Sesi já atende a maioria das iniciativas inovadoras que o Ministério da Educação propôs para o ensino médio. Aprovada pelo Conselho Nacional Educação, a proposta de reforma abrange diversificação de currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
clique para ampliar Maria Cristina, do CENPEC, fala sobre a avaliação do Colégio Sesi (Foto: Gilson Abreu) |
“Há muita concordância entre a metodologia aplicada no Colégio Sesi Ensino Médio e o que propõe o Ministério da Educação”, disse Maria Cristina Zelmanovits, consultora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), nesta terça-feira (02), em Curitiba.
Ela participou do encontro “Colégio Sesi Quatro Estações”, que reúne em Curitiba professores, coordenadores pedagógicos e alunos das 22 unidades da escola do Paraná, além de gerentes regionais e de unidades do Sesi, de todo o Estado.
No encontro, que prossegue nesta quarta-feira, o CENPEC fez a devolutiva da avaliação institucional realizada no Colégio Sesi Ensino Médio, para detectar, entre outros pontos, o impacto que a metodologia aplicada na escola tem sobre alunos, professores e pais.
“Vamos realizar um diálogo sobre as recomendações do CENPEC para melhorar ainda mais o desempenho da escola”, explica a gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz. Além disso, os participantes do encontro vão avaliar a implantação de projetos sugeridos no ano passado e planejar novas ações.
À frente – Com a aprovação pelo Conselho Nacional da Educação das propostas feitas pelo Ministério da Educação, cerca de 100 escolas com as menores notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverão iniciar, em 2010, a implantação de práticas que o Colégio Sesi Ensino Médio já adota há cerca de cinco anos.
Por exemplo, o Ministério propõe flexibilidade no ensino médio, projetos temáticos, eliminação de disciplinas isoladas e introdução da muldisciplinaridade, inclusão de atividades práticas e que se dê ao aluno a possibilidade de relacionar o conteúdo aprendido com a realidade em que vive.
Essas propostas evidenciam o Colégio Sesi como escola à frente. A metodologia é baseada em Oficinas de Aprendizagem, com desafios lançados, como estudos de casos, finalizadas ou seqüenciadas. As disciplinas são trabalhadas de forma transdisciplinar. A escolha das oficinas se dá segundo o grau de interesse e significado para o aluno e todas são trabalhadas com atividades práticas.
A proposta do Ministério da Educação propõe, ainda, a preparação do aluno para o novo mercado de trabalho, onde sejam capazes de desempenhar diversas funções. Por meio da metodologia do Colégio Sesi, os alunos são formados para elaborar estratégias, estudos de alternativas e tomadas de decisão frente aos problemas.