Senai firma parceria com o Instituto Federal do Paraná

Acordo prevê cooperação técnica entre as instituições, uso compartilhado de instalações e evita oferta de cursos de formação profissional em duplicidade

clique para ampliar Barreto e Leal Neto assinam a parceria (Foto: Gilson Abreu)

O Senai Paraná firmou nesta quarta-feira (2) uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Entre outras ações, o acordo prevê a cooperação técnica entre as duas instituições e a possibilidade do uso compartilhado de instalações em alguns municípios do Estado. Além disso, a parceria pretende evitar que sejam abertos cursos de formação profissional em duplicidade para atender demandas de setores empresariais.

O termo de parceria foi assinado na manhã desta quarta no Cietep, em Curitiba, pelo diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, e pelo reitor do IFPR, Alípio Santos Leal Neto. Também participaram da solenidade o diretor de operações do Senai, Marco Secco, o diretor de Inovação da Fiep, Ronald Dauscha, e o assessor de relações internacionais do IFPR, Antonio Carlos Gondim,

Um dos principais objetivos da parceria é contribuir com o planejamento das ações das duas instituições em todo o Estado. “Queremos evitar o que chamamos de sombreamento”, explica João Barreto Lopes. “Por exemplo, em uma cidade onde tanto o Senai quanto o IFPR possuam unidades, vamos conversar para que cursos de uma mesma área sejam abertos por apenas uma das instituições. Ou caso ambas ofereçam cursos nessa área, que eles sejam complementares e não idênticos”.

Alípio Leal Neto acrescenta que essa medida vai fazer com que Senai e IFPR possam otimizar seus recursos e esforços.O reitor afirma ainda que a parceria vai ajudar na expansão dos cursos de formação profissional no Paraná. “A parceria será importante para preenchermos possíveis lacunas existentes na educação profissional em nosso Estado. Quanto maior a nossa cooperação, melhor para a indústria e para a sociedade”, declara.

Instalações compartilhadas

O IFPR foi criado em 2008, quando uma lei federal transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) no atual instituto.O IFPR possui quatro campi, em Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina. A partir de março do próximo ano, entram em atividade as unidades de Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba e Jacarezinho. “Temos condições de avançar ainda mais no Estado, dependendo dos arranjos que conseguirmos com os municípios e o governo estadual”, afirma Leal Neto. Nos próximos anos, a meta do instituto é chegar a vinte cidades paranaenses.

Pela parceria firmada nesta quarta, a expansão do IFPR poderá ser positiva também para o Senai, que já possui 35 unidades fixas no Paraná. O acordo prevê o uso compartilhado de instalações pelas duas instituições. “Em cidades onde o Senai não está presente, poderemos oferecer cursos usando as instalações do IFPR”, explica João Barreto Lopes. “Da mesma forma, eles também poderão usar nossas instalações. O que estamos fazendo é uma multiplicação de nossas possibilidades”, acrescenta.

Barreto destaca ainda que, com a parceria, o IFPR, que tem mais experiência em cursos técnicos nas áreas de serviços e saúde, poderá usar o conhecimento do Senai para estreitar seu relacionamento com a indústria paranaense. “Essa aproximação com o Senai e com o Sistema Fiep potencializa a aproximação da academia com a indústria”, afirma o diretor regional.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR