A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) quer ajudar o governo brasileiro a obter uma posição de consenso sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa e utilização de energia limpa. Para auxiliar nesse posicionamento, a Fiep, por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com o Consulado Geral da Dinamarca, realiza na próxima quarta-feira (09), em Curitiba, Seminário e Rodadas de Negócios “Brasil-Dinamarca: Cooperação em Meio Ambiente”, que reunirá profissionais de meio ambiente e especialistas brasileiros e dinamarqueses para discutir a utilização de tecnologias limpas.
“O Brasil é um dos países que participa da COP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima), que acontece de 07 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca. Nosso papel, enquanto empresários, é discutir a questão das mudanças climáticas e encaminhar os resultados para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma das instituições que participa do conselho que vai definir a posição brasileira a ser apresentada na conferência”, afirma o coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Fiep, Roberto Gava.
Durante o seminário em Curitiba serão apresentados cases de empresas dinamarquesas que utilizam soluções tecnológicas sustentáveis. O destaque é a presença do embaixador do Reino da Dinamarca, Svend Roed Nielsen. “A Dinamarca é um dos países líderes em questões ambientais. Esse seminário proporcionará abertura de informações e oportunidades dentro das soluções tecnológicas dinamarquesas que podem ser aplicadas no Brasil”, afirma o cônsul do Reino da Dinamarca, Victor Barbosa.
As discussões se concentrarão em quatro áreas temáticas: água e esgoto; resíduos e reciclagem; construção, infraestruturas, energia renovável e eficiência energética; e emissão de CO2. Serão apresentados cases da Dinamarca e do Brasil na gestão dos recursos hídricos, distribuição e tratamento da água potável, drenagem, eliminação e tratamento do esgoto do setor privado e das indústrias. Também serão apresentadas soluções dinamarquesas para tratamento de produtos residuais, como água, lixo e resíduos sólidos de processos industriais.
Além do seminário, haverá rodada de negócios com empresários dinamarqueses, promovida pelo CIN da Fiep. Os encontros empresariais visam a formação de parcerias e a atração de investimentos para o Brasil. Estão confirmadas a participação das empresas Novozymes, líder mundial em bioinovação; AVK International, produtora de válvulas e acessórios para o abastecimento de água e gás; Cometas, especializada em filtros; Risø DTU, Laboratório Nacional de Energia Sustentável e parte da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU); Aalborg Industries, líder mundial no fornecimento de caldeiras navais, aquecedores de fluido térmico e sistemas de gás inerte; Danfoss, especializada em produtos que ajudam a aquecer e resfriar casas e escritórios, refrigerar alimentos e controlar linhas de produção; e DHI consultoria.
O seminário acontece das 8h30 às 17 horas, no auditório Caio Amaral Gruber, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico). As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e devem ser feitas até 08 de setembro aqui.