Prefeitos e empresas devem se unir pelo desenvolvimento local

Em reunião na AMP, Rocha Loures convidou os prefeitos a participarem do Prêmio ODM Brasil, que premiará práticas que contribuam para o alcance dos ODM

clique para ampliar Uma das formas de aproximar empresários e gestores é através de ações em conjunto com vistas ao desenvolvimento (Foto: Rogério Theodorovy)

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures destacou nesta quinta-feira (10), em Curitiba, a importância da parceria entre o setor produtivo e os prefeitos em prol do desenvolvimento local. “Para os empresários, é essencial que as coisas aconteçam a nível municipal, afinal, é nos municípios que as pequenas e medias empresas paranaenses estão instaladas. Além disso, para o bom funcionamento da economia, é necessário o funcionamento dos serviços locais”, disse Loures, durante um encontro com representantes da Associação de Municípios do Paraná (AMP).

Segundo Rocha Loures, . Ele citou a importância de os prefeitos incluírem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na administração pública. “O Paraná já é destaque nacional e internacionalmente por conta do trabalho desenvolvido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, que atua para antecipar, em cinco anos, o alcance dos Objetivos do Milênio no Estado”, afirmou.

O desafio agora, segundo o presidente da Fiep, é tornar reconhecidas as práticas desenvolvidas nos municípios. “É por isso que todas as prefeituras devem participar da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil, que premiará projetos de todo o país que contribuam para o alcance dos ODM”, observou, convidando todos os prefeitos presentes a participarem do prêmio.

As inscrições vão até 21 de setembro e devem ser feitas pelo site do Prêmio. A iniciativa é do governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, a divulgação do Prêmio é articulada pelo Movimento Nós Podemos Paraná, em parceria com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras e Associação dos Municípios do Paraná. Os interessados podem concorrer em duas categorias: Governos Municipais e Organizações.

“Todos os prefeitos devem participar. Temos que valorizar todas as iniciativas que fazem a diferença e melhoram os indicadores de sustentabilidade dos municípios”, disse o presidente da AMP, Moacir Fadel, destacando que a maioria dos municípios já utiliza os ODM para o desenvolvimento de políticas públicas. Inácio Martins, na região Centro-sul, é um dos municípios que está se pautando nos Objetivos do Milênio para a definição de políticas públicas.

“Quem quiser fazer uma boa administração pública deve trabalhar de acordo com os objetivos do milênio, uma vez que as metas estão relacionadas à redução da pobreza, melhoria da educação e saúde, além do cuidado com o meio ambiente, temas altamente relacionados com a administração”, destacou o prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior. O município irá participar do Prêmio ODM com um projeto relacionado à conservação da área florestal.

O município de Terra Boa, no Noroeste do Paraná, vai participar do Prêmio com um projeto que visa a redução da mortalidade materna. “Se não tiver um envolvimento da prefeitura com os Objetivos do Milênio, fica difícil alcançar resultados expressivos na melhoria da qualidade de vida”, afirmou a prefeita Vera Zanatta.

Edições anteriores – Na primeira edição, em 2005, dois projetos paranaenses foram premiados: o Menarca, do Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e o Escola da Gestante, da prefeitura de Apucarana. Na segunda edição, realizada em 2007, o programa Mãe Curitibana, da prefeitura de Curitiba, e o programa de Recomposição da Mata Ciliar, da Copacol, de Cafelândia, foram escolhidos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR