Sustentabilidade exige inovação e melhoria de gestão nas empresas

Cooperação entre empresas e universidades pode contribuir para salto de qualidade na educação e práticas sustentáveis

Belém – O desafio da sustentabilidade passa necessariamente pela inovação e melhoria da gestão. A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que, representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, abriu oficialmente na noite desta segunda-feira (14/9) o Global Fórum Business as Agent of World Benefit (BAWB).
De acordo com Rocha Loures, a inovação e gestão voltadas para sustentabilidade ocorrem a partir da cooperação entre o setor produtivo e as universidades. “Para isso, precisamos dar um salto de qualidade no ensino superior, com mudança de métodos e currículos”, destacou.
Anfitrião do evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FiepA), José Conrado dos Santos, disse que é fundamental que as indústrias adotem cada vez mais práticas sustentáveis em processos produtivos. “O Mapa Estratégico da CNI destaca o desenvolvimento sustentável como seu principal objetivo”, lembrou Santos.
O diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), Carlos Henrique Fonseca, relembrou a criação do Global Fórum, em 2001, em consequência do atentado contra o World Trade Center, em Nova Iorque, com o objetivo de disseminar boas práticas de sustentabilidade. “Há 13 anos o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho identifica experiências empresariais que promovem o desenvolvimento sustentável”, destacou.
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa, o senador Fernando Flecha Ribeiro (PSDB/PA) e o deputado federal Gerson Peres (PP/PA) também estiveram na abertura do Global Fórum

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR