clique para ampliar Estudantes apresentaram empreendimentos na IX Feira das Miniempresas (Foto: Rogério Theodorovy) |
Luminárias de material reciclado, relógio de parede feito a partir de discos de vinil, puffs de garrafas pet e fronhas personalizadas. Esses foram alguns produtos apresentados e vendidos na IX Feira de Miniempresas, promovida pela Junior Achievement Paraná e realizada no Shopping Pallundium, em Curitiba, sábado e domingo (26 e 27). Participaram alunos de 24 escolas de ensino médio de Curitiba e Região Metropolitana, integrantes do programa Miniempresas, que nesta edição envolveu cerca de 800 jovens. Os produtos foram vendidos a preços entre R$ 0,50 a R$ 40,00 e parte da renda arrecadada é destinada para entidades sociais.
Participaram dirigentes da Junior Achievement e das empresas mantenedoras da organização, além de profissionais que atuam como voluntários no programa Miniempresas.
“Através da Feira, os estudantes podem vivenciar na prática todos os aspectos de uma empresa de verdade, desde a formação de equipe de diretores, escolha do produto, fabricação e venda, além de marketing e propaganda e pagamento de impostos simbólicos”, informou Fabrício Campos, diretor executivo da Junior Achievement Paraná.
Ainda de acordo com ele, a Feira contribui também para divulgar as Miniempresas. “É uma oportunidade para a sociedade conhecer e apreciar a criatividade e desempenho de jovens ‘empreendedores’, que com certeza no futuro serão profissionais bem sucedidos. É uma forma de incentivo ao desenvolvimento de competências e novos negócios”, ressaltou.
clique para ampliar Estande da Miniempresa Lumilife recebe visitantes (Foto: Rogério Theodorovy) |
A Miniempresa Lumilife produziu luminárias com latas de chocolate em pó e garrafas pet, que funcionam a pilha, além de servir como porta-retratos. “A Feira é uma grande oportunidade de medir a aceitação do produto”, disse a estudante Daniela Back, presidente da Lumilife. “O público pede informações e com isso acaba dando sugestões e dicas de como aprimorar o produto e de como ele está sendo visto pelas pessoas”, disse ela, que tem 16 anos. O desenvolvimento do produto, vendido por R$ 30,00, contou com a colaboração de voluntários da Bematech.
“Todos os produtos apresentados, de alguma maneira, incentivam a reciclagem. É uma maneira interessante e sustentável de proteger nossas fontes de recursos naturais, além de incentivar jovens a desenvolverem habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, de uma forma diferente e criativa”, afirmou Josiane Machado, 41 anos e estudante de Gestão Ambiental.
clique para ampliar Estande Arte Mania, que produz porta-retratos de PVC (Foto: Rogério Theodorovy) |
Já para a comerciante Sandra Moreira, a Feira é uma maneira de abrir as portas do mercado para os jovens. “Os jovens da Miniempresas demonstraram ter ótimas noções de comércio e criatividade, isso é fundamental para o sucesso profissional”, disse Sandra, enquanto apreciava os porta-retratos de PVC e fio de nylon, produzidos pela empresa Arte Mania, criada por alunos do Colégio Sesi de São José dos Pinhais.
A Junior Achievement é uma organização mundial, surgida nos Estados Unidos, há mais de 100 anos, que atua para despertar o espírito empreendedor dos jovens. É mantida por empresas e entidades civis. O Sistema Fiep é parceiro da organização, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná.
Toda orientação, informação e apoio é dada por profissionais das empresas mantenedoras, das mais diversas áreas e níveis hierárquicos, que atuam como voluntários.
No Paraná – Atualmente 23 empresas são mantenedoras da Junior Achievement Paraná. Desde o seu início no Estado, em 2003, a organização já alcançou cerca de 70 mil estudantes de ensino médio e fundamental. No ano passado 32 mil jovens foram envolvidos em diferentes programas, como combate à evasão escola, introdução ao mundo dos negócios, desenvolvimento de liderança. A meta é fechar o ano de 2009 com 40 mil crianças e jovens beneficiados com todos os programas.