clique para ampliar Executivos da Fiat e Senai se reuniram com alunos de Curitiba (Foto: Rogério Theodorovy) |
Uma parceria entre a Fiat Automóveis e o Senai Paraná proporcionou a jovens moradores de áreas de risco em Curitiba a oportunidade de ingresso num curso Qualificação de Eletromecânica Automotiva, bem como acesso a experiência de trabalho em concessionárias da montadora. A oportunidade aos jovens se dá por meio do programa Árvore da Vida, da Fiat, que foi lançado em Curitiba na tarde de segunda-feira (16) e que será desenvolvido com o Senai Curitiba-Cietep.
clique para ampliar Diretor do Senai/PR, João Barreto Lopes, falou aos estudantes (Foto: Rogério Theodorovy) |
“O programa proporciona benefícios para todos os lados. Os jovens são capacitados, as indústrias recebem profissionais e o Senai cumpre sua missão de formar profissionais competentes para ingressarem no mercado de trabalho e colaborar com o desenvolvimento industrial do Estado e do país”, afirmou João Barreto, diretor regional do Senai, na solenidade de lançamento.
A turma formada por 18 jovens de Curitiba já está em aulas, desde quinta-feira da semana passada. Segundo a coordenadora de comunicação coorporativa da área de relações com a comunidade da Fiat, Elisa Leite, o curso visa formar profissionais conforme o mercado demanda. “Oferecemos uniformes, alimentação, material didático e transporte”, disse ela. Os alunos também passarão por experiências em concessionárias parceiras. “Eles poderão ser efetivados ao final do curso”, ressaltou.
clique para ampliar Robson Ferreira, aluno da primeira turma em Curitiba(Foto: Rogério Theodorovy) |
Para o aluno Robson Ferreira, o curso é uma oportunidade de poder atuar na área desejada. “Se não fosse o Programa, eu não teria condições de me capacitar, pois precisaria trabalhar para pagar, o que diminuiria o meu tempo para estudar” contou o jovem, de 18 anos. Ele ressaltou que o curso é um primeiro passo para a realização de seu sonho profissional e de ingresso no mercado de trabalho. “Quero conseguir um emprego nesta área e poder fazer uma faculdade, me especializar cada vez mais, ter uma vida estável”, revelou.
O pai de Robson, Adolfo Ferreira, também tem boa expectativa. “É uma oportunidade que ele tem de mudar de vida, profissional e pessoalmente. Está com um comportamento diferente, mais responsável, e até mais feliz”, contou o pai, auxiliar de serviços gerais, orgulhoso pelo fato de o filho ter passado no teste seletivo para participar do curso. “O primeiro passo ele já deu, e foi muito bem, agora é seguir esse caminho, e alcançar o sucesso”, disse Ferreira.
Felix Bordin, empresário e representante de concessionárias da rede Fiat, também acredita que os envolvidos no Programa terão uma participação ativa no desenvolvimento do setor. “A parceria visa a capacitação de pessoas de baixa renda, que vão contribuir com a qualidade, competitividade, desenvolvimento e fortalecimento do setor automotivo nos Estados onde o Programa é aplicado”, afirmou Bordin.
Mais de mil jovens formados – No Rio de Janeiro e Betim (MG) o programa “Árvore da Vida” já formou mais de 1.130 jovens em eletromecânico automotiva e empregou cerca de 800. Agora, além de Curitiba, o programa da Fiat está sendo implantado também em Recife e Brasília. Em São Paulo, o programa teve início no final do ano passado e atualmente, 54 jovens estão finalizando o processo de capacitação. Neste mês está sendo inaugurada uma segunda turma, com 30 novas vagas.
O curso de qualificação em Eletromecânico Automobilístico tem 1.252 horas, e possibilita aos jovens conhecimentos sobre metrologia, eletricidade e eletrônica, motor ciclo otto e os diversos sistemas em que o veículo é dividido, além de português, matemática, cidadania e informática.
As atividades visam a capacitação em diagnósticos e reparos em defeitos mecânicos e elétricos. Durante a prática, os jovens passam por situações cotidianas de um mecânico e buscam as soluções para as mais diversas realidades da profissão.