Institucional > FIEP

Encontro define visão da Curitiba do futuro

Painel promovido pela Fiep e Fundação Opti, da Espanha, integra projeto de transformação da capital paranaense em uma cidade plenamente inovadora

clique para ampliar Encontro reuniu representantes de órgãos públicos (Foto: Rogério Theodorovy)

Um encontro reunindo secretários municipais e representantes de órgãos públicos, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Fundação Opti, da Espanha, definiu nesta quarta-feira (09) a visão global dos eixos estruturantes para a transformação de Curitiba em uma cidade plenamente inovadora. O 2º Painel de Atores Estratégicos do projeto Curitiba Cidade Inovadora validou com os participantes do projeto os vetores de transformação para que a capital paranaense alcance o status de cidade inovadora até 2030.

“Emprego, renda, progresso e qualidade de vida passam necessariamente pela inovação, arrisco dizer inovação em massa. É preciso que nos organizemos e criemos um ambiente propício a isso”, afirmou o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. O projeto, que funciona desde julho deste ano, já definiu como eixos estruturantes para os próximos 20 anos os seguintes temas: Transporte e Mobilidade; Cidade em Rede; Governança; Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde e Bem-estar; Coexistência em uma Cidade Global; e Cidade do Conhecimento.

Anteriormente ao segundo painel, grupos de trabalho definiram propostas de ações para cada um dos eixos estruturantes. Neste encontro, os participantes fizeram sugestões para adequação das ações aos temas prioritários. O resultado final do trabalho será apresentado na Conferência Internacional das Cidades Inovadoras, que acontece em março de 2010, em Curitiba. “Nosso desafio agora é envolver a comunidade, fazendo a população compreender a dinâmica de uma cidade inovadora”, disse Rocha Loures.

About Author