Maringá anuncia expansão do programa que tem a parceria do Sesi

No ano que vem duas mil crianças vão permanecer na escola o dia inteiro. O Sesi oferta os professores para as atividades no contraturno

A Prefeitura de Maringá, em parceria com o Sistema Fiep/Sesi Paraná e o Sesc, anunciou quarta-feira (9) a ampliação do programa Mais Educação, que permite ao aluno da rede municipal permanecer na escola o dia inteiro, com atividades no contraturno. Atualmente o programa atende a 500 alunos de duas escolas. A  partir de 2010 atenderá a 2.000 alunos de dez escolas e passará a contar com recursos do Governo Federal.

Sesi Paraná participa do programa disponibilizando professores que atendem aos alunos no contraturno, com atividades esportivas, de cultura e pedagógica. O anúncio da expansão do programa foi feito pelo prefeito Silvio Barros, com a presença da secretária de Educação, Márcia Socreppa, e a presidente do Provopar de Maringá, Bernadete Barros.

. Pelo Sistema Fiep participaram o vice-presidente Carlos Walter Martins Pedro; o coordenador regional da entidade em Maringá, Paulo Meneghetti; o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares; o representante da Alcopar, José Adriano, e do Sivamar, Amauri Donadon Leal, além da gerente de Negócios e Relacionamento com Sindicatos, Maria Aparecida Lopes; o gerente da regional Noroeste, Almir Gaspar Schenfeld.

Os participantes da solenidade receberam presentes feitos pelos alunos atendidos pelo programa e também tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos em uma exposição montada na biblioteca da escola.

   O Mais Educação teve início em Maringá em outubro deste ano, atendendo a 500 alunos, que por opção dos pais ficam na escola o dia inteiro com uma série de atividades integradas ao projeto pedagógico, em sistema de contraturno escolar.

    Através da parceria, o Sistema Fiep/Sesi oferece os instrutores para as atividades manuais e esportivas. O Sesc oferece o pessoal para as aulas de canto e coral, e a Secretaria de Educação, os professores para o reforço em português, matemática e para aulas de xadrez. Com o programa, os alunos têm acesso a aulas de xadrez, coral, artes manuais, apoio pedagógico, inglês, dança, laboratório de ciências, tangran, teatro e informática.

O diretor da Fiep, Carlos Walter Martins Pedro, disse que é defensor do projeto. “Vou levar comigo um vídeo sobre o trabalho desenvolvido nesses dois meses para as reuniões com integrantes estaduais e nacionais. Quero mostrar um pouco do que vi aqui para melhorar e ampliar o atendimento às crianças”, comentou.

    Novos aprendizados – A aluna Maria Eduarda, atendida pelo programa na escola, falou em nome da turma. “Agradecemos a iniciativa da Secretaria de Educação em trazer para Maringá um projeto como esse para atender as crianças. Assim conseguimos iniciar novos aprendizados, dividir noções e socializar. Esperamos que o projeto continue e que cada vez mais crianças tenham acesso”, afirmou.

    O Mais Educação é o primeiro passo para implementar a proposta da administração municipal em oferecer ensino em tempo integral, que iniciará no próximo ano letivo em duas escolas que estão sendo construídas pela Prefeitura com estrutura para atender as duas turmas – manhã e tarde – em tempo integral. Uma unidade será entregue no Jardim Cidade Nova e outra no Jardim Verônica.

    A secretária de Educação, Márcia Socreppa, explica que o Mais Educação e o ensino integral vem atender ao apelo de pais de alunos da rede municipal que precisam trabalhar o dia todo e tem dificuldades em deixar os filhos no horário que estão fora da escola. “No momento em que oferecemos as atividades de contraturno, a maioria dos pais aprovaram a iniciativa”, revelou a secretária.

    O prefeito Silvio Barros agradeceu as parcerias e afirmou se sentir gratificado por poder verificar o resultado do projeto desenvolvido pelos alunos. “Essa idéia surgiu da presidente do Provopar, que se ateve às necessidades da comunidade e pesquisou um programa que atendesse aos anseios dos pais. O programa é do Ministério da Educação, mas foi incorporado pelo município a partir dessa idéia. Agora estamos comemorando os resultados e buscando avanços para os próximos anos”, ressaltou.

About Author