clique para ampliar Vice-presidente da Fiep, Romel Barion e a coordenadora do CIN, Janet Pacheco, recebem cônsul comercial da África do Sul, Jacob Moatshe (ao centro) Foto: Divulgação Fiep |
Os empresários da África do Sul têm interesse em ampliar relacionamento e negócios com o Paraná, em especial nos setores de energia e alimentos, segundo informou o . Ele encontrou, nesta terça-feira (09), com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Romel Barion, e a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, Janet Pacheco. A reunião foi na sede do Sistema Fiep, em Curitiba.
“Buscamos soluções para a transmissão de energia e manufatura de alimentos, contamos com o apoio da Fiep para isso”, disse Moatshe. Segundo ele, que já realizou várias visitas ao Estado, chegou a hora de concretizar os negócios. “As prospecções já foram feitas em anos e eventos anteriores, agora, queremos promover joiventures e novos negócios, estabelecer acordos comercias e trocar tecnologias”, afirmou.
Um dos assuntos do encontro foi a organização de um evento que reúna empresários paranaenses e sul africanos, a fim de estreitar relações e promover negócios. De acordo com o cônsul Moatshe, uma comitiva formada por 60 empresários e representantes da África do Sul já está se organizando para visitar o Paraná, em agosto, com o intuito de realizar negócios e parcerias.
“A interação de empresários e representantes paranaenses e sul africanos será de grande valia para ambos, pois está aproximação garantirá novos negócios, mais exportações para os paranaenses e ainda a possibilidade de negociação nas tarifas” avaliou Romel Barion, garantindo que a Fiep vai promover um evento para receber a comitiva.
Janet Pacheco adiantou que farão parte da programação um seminário sobre as oportunidades de negócios e parcerias no Paraná e na África do Sul, além de rodadas de negócios e visitas técnicas em empresas do Estado. “As chances de negócios são grandes, não apenas nas áreas de energia e alimentos”, disse a coordenadora, lembrando que os empresários africanos também possuem interesse em açúcar, veículos e frangos.
“O Paraná está entre os cinco Estados brasileiros que mais exportaram para a África do Sul nos últimos anos”, informou Janet. Segundo ela, os produtos mais exportados para o País, no último ano, foram miúdos de frango, máquinas e aparelhos para colheita, soja e seus derivados, tratores, milho, papel, móveis de madeira, arroz, café, bombons, entre outros.