clique para ampliar ![]() |
Uma luva anatômica, leve e funcional, que ajuda a ampliar a segurança do trabalhador na indústria de confecção de calçados é a inovação que o aluno do Senai Paraná, Celso Aparecido dos Santos, traz para o Inova Senai, exposição que acontece paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro.
Logo que começou a trabalhar em uma indústria de confecção de calçados como operador de máquina, Celso não se conformou em ficar com lesões e calos nas mãos por conta do trabalho que faria. O equipamento de proteção para esse tipo de trabalho era desconfortável e não protegia o suficiente para evitar as machucaduras, lembra o jovem que foi aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senai Apucarana.
Para resolver o problema, Celso confeccionou o acessório, testou em si próprio e em alguns colegas, e finalizou o produto quando teve a aceitação dos operadores. “A ideia surgiu em sala de aula, quando prestei atenção e segui o que o professor indicava. Vi que era possível aplicar alguma coisa para resolver minha situação”, conta.
Vencedor do concurso estadual Mostra Inova, realizado no ano passado, o aluno já conseguiu a patente do projeto e agora busca parceiros para a produção e comercialização das luvas. No Brasil, o setor calçadista desempenha grande importância na empregabilidade: segundo dados do IBGE, cerca de 300 mil pessoas ocupam postos em indústrias do setor.