O projeto “O Caminho da Profissão”, desenvolvido pelo Sesi e Senai Paraná, que abre oportunidade de qualificação profissional para jovens e adultos de baixa renda e desempregados, já beneficiou mais de 1.500 pessoas em todo o Estado. Outra iniciativa chamada “Indústria Itinerante” já alcançou 56 mil adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas públicas do Paraná, com ações de orientação profissional, noções de valores e cidadania.
O Caminho da Profissão e Indústria itinerante estão entre os 17 projetos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) selecionadas para serem apresentadas na Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O evento, que se insere na programação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2015) decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), acontece na próxima semana (de 18 a 20 de maio), em Curitiba, no Cietep.
O objetivo da Conferência é reunir docentes, pesquisadores e profissionais de educação do Brasil e de diversas partes do mundo para que interajam, discutam e proponham ideias inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável no processo educacional.
Os projetos do Sistema Fiep vão compor as mesas temáticas da Conferência, um formato de apresentação que facilita a interação de experiências em projetos de educação e em ações pró-sustentabilidade desenvolvidas em diversas partes do mundo. Serão 135 iniciativas no total, vindas de países dos continentes europeu, asiático, americano e africano.
“Esse grande número de projetos do Sistema Fiep aprovados para a Conferência reflete a culminância de todo um planejamento e conceito trabalhados pela entidade, sempre focados no desenvolvimento sustentável”, avalia o diretor de operações do Senai Paraná e um dos integrantes do comitê organizador da Conferência, Marco Antonio Areias Secco. Ele ressalta que todos as iniciativas aprovadas estão alinhadas com o conceito de sustentabilidade que a própria Fiep ajudou a criar. “É um reconhecimento da efetividade e sincronização de nossas ações”, completou Secco.
Educação profissional sustentável
O projeto “O Caminho da Profissão” foi criado em 2006 focado na ideia de levar qualificação profissional e formação cidadã a pessoas que não poderiam arcar com os custos de um curso profissionalizante. Com a parceria de empresas, sindicatos, associações e outras instituições públicas e privadas, o Sesi e o Senai deram início a um programa que tem seu êxito comprovado pelos números: em quatro anos, o projeto certificou mais de 1.500 pessoas e já foi levado para mais de 30 municípios paranaenses.
Os alunos são certificados como auxiliares em uma das oito áreas industriais contempladas no programa: Manutenção Predial, Serviços de Panificação e Automotivos, de Confecção e Vestuário, Eletricidade Predial, Marcenaria, Mecânica Industrial e Produção de Alimentos. Toda a qualificação prática, conduzida por técnicos do Senai, vem acompanhada pela formação cidadã do Sesi, que abrange o ensino de saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, meio ambiente, ética e cidadania.
Adolescentes para o futuro
O projeto “Indústria Itinerante”, também desenvolvido pelo Sesi e Senai, vem com a proposta de levar orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas e colégios públicas do Paraná. Tudo é feito por meio de vivências transversais às áreas do conhecimento como valores, tecnologia, empreendedorismo e bem estar. O objetivo é produzir ideias e novos conceitos na formação dos jovens, estabelecendo uma cultura empreendedora através do processo de aprendizagem. O programa é feito em parceria com indústrias, sindicatos, ONGs e instituições públicas e privadas. Desde sua criação, em 2004, o “Indústria Itinerante” já alcançou mais de 56 mil adolescentes. Só em 2009, foram 15 mil jovens, de 73 colégios.
Conferência – A Conferência Internacional é organizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE). No Sistema Fiep, a Conferência faz parte do programa maior “Cidades Inovadoras”, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que visa criar ambientes urbanos propícios à inovação nas indústrias e surgimento de negócios sustentáveis.
A abertura do evento acontece na terça-feira (18), às 8h30, no Cietep. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo site: www.prppg.ufpr.br/eds2010.
Conheça outros projetos do Sistema Fiep que serão apresentados nas mesas temáticas da Conferência
Hotel de Projetos Inovadores (HPI) na formação do empreendedorismo e empregabilidade
O Hotel de Projetos Inovadores (HPI) é a pré-incubadora para projetos inovadores de alunos e docentes do Sesi e do Senai. Foi criado em 2006 com o objetivo de fomentar o comportamento empreendedor, criativo e inovador de seus alunos e professores. O HPI incuba projetos até que estejam prontos para serem transferidos ao mercado, por meio da transferência de tecnologia e abertura de novos negócios. Os projetos nascem no ambiente de aprendizagem, desafiados por situações problemas, estudos de caso ou por idéias dos próprios alunos. Esses projetos devem ser originais e com viabilidade de mercado. O HPI está presente em sete unidades do Sesi/Senai presentes no Estado. No ano passado, cinco projetos foram graduados. Um deles teve recursos financeiros de editais de inovação. Outro tem registro de marca e deposito de patente com co-titularidade do SenaiI junto ao INPI
Inovação para Empregabilidade: Mostra Inova
A Mostra Inova Senai/Sesi é uma atividade técnica e ao mesmo tempo cultural realizada todos os anos no Paraná. A Mostra estimula a criatividade, inovação, empreendedorismo e comprometimento social entre os docentes e orientadores pedagógicos do Sesi e Senai, bem como dos alunos das entidades e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os projetos são desenvolvidos a partir da inovação de produtos, processos e serviços. O Senai realiza a Mostra desde 2003 como atividade complementar do processo de educação profissional. Em 2008, Sesi e Senai se articulam estrategicamente em uma aliança de competências para o lançamento da Mostra Inova Senai Sesi. A edição de 2008 teve seus projetos expostos na Olimpíada do Conhecimento, em Londrina. Entre as áreas temáticas contempladas destacaram-se: diversidade, saúde integral, tecnologias para o desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. Em 2009 foi lançada a edição especial Mostra Inova Senai Sesi Cidades Inovadoras, que teve como objetivo contemplar o tema da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural das cidades inovadoras e fazer parte da Conferencia Internacional das Cidades Inovadoras – CICI 2010.
Educação a Distância – Competências transversais
A educação a distância é outra oportunidade de formação gratuita oferecida pelo Senai. O programa que contempla a educação a distância é chamado Competências Transversais. Inteiramente gratuitos, os cursos são voltados para pessoas que querem ingressar ou se manter no mercado de trabalho. O programa de Competências Transversais é composto por cartilhas educativas com cinco temas: empreendedorismo, tecnologia da informação e comunicação, meio ambiente, legislação trabalhista e segurança do trabalho. Cada tema é composto por 14 horas aula, que podem ser feitas em até 30 dias. Para 2010, estão previstas cerca de 50 mil matrículas para o curso.
Educação na Sustentabilidade: experiência do Colégio Sesi
O Colégio Sesi Paraná é uma iniciativa do Sistema Fiep voltada para a promoção da Educação Transformadora, um conceito que se sustenta da educação na sustentabilidade, cujos pilares são: a valorização humana, a educação em conexão com a vida, o foco na ciência e tecnologia, o desenvolvimento de parcerias com a sociedade, a inovação e a ética. O diferencial do Colégio Sesi está em sua proposta metodológica, que se dá por meio de Oficinas de Aprendizagem, sustentadas por aprendizagem para a solução de desafios reais, interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, interseriação, trabalho permanente em equipes e o aprender fazendo e pesquisando. Projetos e ações que podem de alguma forma contribuir para a comunidade do entorno dos colégios, também se destacam na metodologia. Exemplos disso são os projetos: “Isolantes térmicos de material reciclado para famílias de baixa renda”, de Londrina; “Plantadeira – Broca de Perfuratriz”, de Maringá; “Lixo, Renda, Trabalho e Cidadania”, de Curitiba; “Cidadania para o Brincar: parques infantis adequados para deficientes”, de Apucarana. A metodologia do Colégio Sesi pode ser encontrada em quase todo o Paraná. O Colégio tem 41 unidades estruturadas no Estado.
Núcleo de Responsabilidade Socioambiental
O Núcleo de Responsabilidade Socioambiental do Senai Paraná foi criado em 2008, com o compromisso de fortalecer as ações internas e externas realizadas pelos e para os colaboradores do SENAI, através dos seguintes temas: Clima Organizacional; Comemoração de Datas Temáticas Nacionais e da Instituição; Ações Ambientais e de Voluntariado; Campanhas Nacionais; Ações desenvolvidas com os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, entre outros. O planejamento das ações é iniciado por uma equipe multidisciplinar e transversal, e focado em uma cultura que leva os colaboradores a contribuírem para o desenvolvimento sustentável em dimensões: ambiental, social econômica. O Núcleo é auto gerenciado, ou seja, não possui uma estrutura hierarquizada, o que facilita a comunicação e desenvolvimento do projeto, agilizando a tomada de decisão e desdobramento do processo, gerindo as ações a partir de uma ideia e multiplicando a atividade a ser desempenhada por inúmeros voluntários. As atividades são desenvolvidas em rede com diversas áreas, departamentos, comunidade e empresários. A partir do segundo semestre de 2010 passarão a ser monitorados através dos indicadores “Ações de Responsabilidade Socioambiental” e de “Pessoas beneficiadas nas Ações de Responsabilidades Socioambientais”, ambas alinhados aos indicadores do Mapa Estratégico do Sistema Fiep.
Perfis profissionais do futuro e a sustentabilidade
O Projeto “Perfis Profissionais do Futuro”, desenvolvido pelos Observatórios Sesi e Senai em parceria com a Fundação OPTI – Observatório de Prospectiva Tecnológica Industrial da Espanha, objetiva identificar os perfis profissionais que serão demandados no futuro por empresas de 11 setores apontados como estratégicos para a indústria paranaense e pela sociedade: Biotecnologia, Saúde, Turismo, Agroalimentar, Energia, Produtos de Consumo, Papel e Celulose, Metal Mecânico, Plásticos, Meio Ambiente e TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Desses 11 perfis, sete estão prontos e serão analisados sob a luz da sustentabilidade, objetivando identificar como este conceito impacta as tendências que suscitaram o desenvolvimento dos perfis profissionais. A sustentabilidade apresenta-se como tendência que impacta em quase todos os setores estudados, orientando a definição de diversos perfis profissionais. Entretanto, em alguns setores apresenta-se como tendência mais forte, orientando um maior número de perfis profissionais, enquanto em outros impacta com menor intensidade. O setor que apresenta o maior número de perfis profissionais, por exemplo, é o de Biotecnologia, porém o que apresenta maior número de perfis impactados pela tendência de sustentabilidade é o de Turismo. Nesse setor, o desenvolvimento sustentável já é debatido há mais de 20 anos, com o objetivo de reduzir os impactos causados pelas atividades turísticas. A Sustentabilidade apresenta-se como tendência direta para a definição de perfis profissionais em seis dos sete setores analisados. Com base no exposto percebe-se que a influência dos especialistas e das tecnologias características dos diferentes setores é determinante para o surgimento de perfis profissionais ligados à Sustentabilidade.
Indústria Itinerante
O projeto “Sesi/Senai na Escola Indústria Itinerante” vem com a proposta de levar orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas e colégios públicas do Paraná. Tudo é feito por meio de vivências transversais às áreas do conhecimento como valores, tecnologia, empreendedorismo e bem estar. O objetivo é produzir ideias e novos conceitos na formação dos jovens, estabelecendo uma cultura empreendedora através do processo de aprendizagem. O programa é feito em parceria com indústrias, sindicatos, ONGs e instituições públicas e privadas. Desde sua criação, em 2004, o “Indústria Itinerante” já alcançou mais de 56 mil adolescentes. Só em 2009, foram 15 mil jovens, de 73 colégios.
Indústria itinerante e Valorizar é Preciso!
O programa Valorizar é Preciso! é desenvolvido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep e, em 2009, passou a ser aplicado nas escolas integrantes do projeto Sesi/Senai na Escola Indústria Itinerante. O programa busca mobilizar a sociedade para a correta separação do lixo a fim de facilitar a reciclagem e o uso como matéria-prima para novos produtos industriais. Antes, o “Valorizar” acontecia com alunos de turmas de 1ª a 4ª séries do ensino Fundamental. Agora, com a parceria, passou a ser aplicado para alunos 7ª séries. O conteúdo do “Valorizar é Preciso!” é trabalhado de forma transversal com os alunos, nos grandes eixos do projeto Indústria Itinerante – valores, bem-estar e tecnologia. Em 2009, 5 mil alunos de 69 escolas de todo o Paraná participaram do 1º Concurso Literário Valorizar é Preciso!. Eles elaboraram um livro sobre a separação do lixo e construíram lixeiras, que reforçam a ação de conscientização sobre o tema. Em 2010, o Valorizar é Preciso! continuará a ser trabalhado nas escolas parceiras do projeto Indústria Itinerante. O concurso, entretanto, apresentará mudanças. Ao invés de um livro, os alunos terão que realizar uma pesquisa sobre a temática da reciclagem, e terão que confeccionar um produto com materiais recicláveis.
O Caminho da Profissão
O projeto “O Caminho da Profissão” foi criado em 2006 focado na ideia de levar qualificação profissional e formação cidadã a pessoas que não poderiam arcar com os custos de um curso profissionalizante. Com a parceria de empresas, sindicatos, associações e outras instituições públicas e privadas, o Sesi e o Senai deram início a um programa que tem seu êxito comprovado pelos números: em quatro anos, o projeto certificou mais de 1.500 pessoas e já foi levado para mais de 30 municípios paranaenses. Os alunos são certificados como auxiliares em uma das oito áreas industriais contempladas no programa: Manutenção Predial, Serviços de Panificação e Automotivos, de Confecção e Vestuário, Eletricidade Predial, Marcenaria, Mecânica Industrial e Produção de Alimentos. Toda a qualificação prática, conduzida por técnicos do Senai, vem acompanhada pela formação cidadã do Sesi, que abrange o ensino de saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, meio ambiente, ética e cidadania.
Arranjo Educativo Local (AEL)
O Arranjo Educativo Local (AEL) é um projeto que visa o desenvolvimento sustentável local, a partir de ações de educação para a formação cidadã. Desenvolvido pelo Sistema Fiep, o Arranjo Educativo Local propõe mobilizar e articular comunidade, instituições de ensino, organizações não-governamentais, poder público e setor privado, para que ajam em sinergia em favor do desenvolvimento local a partir da valorização dos ativos sociais. A comunidade de Campo Largo, primeira cidade a receber o Arranjo Educativo Local, já realiza as ações dentro do projeto. No bairro Portão, em Curitiba, o projeto está em fase de implantação.
Programa Aprendendo com a Diversidade
O programa “Aprendendo com a Diversidade” teve origem numa iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos do Sistema Fiep em parceria com o Sesi e Senai. O objetivo é promover a efetiva inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, envolvendo as competências técnico-educacionais das instituições Sesi e Senai Paraná, para a eliminação das barreiras e para o rompimento de paradigmas. A proposta foi planejada e organizada entre SESI, SENAI e Escola Especial Bom Jesus compreendendo o alinhamento das ações desde o planejamento e organização metodológica do Curso de Aprendizagem Auxiliar Administrativo, inserção dos alunos nas atividades teóricas e práticas do curso e acompanhamento das atividades tanto teóricas quanto práticas.
Abordagem democrática e participativa diante de Mudanças organizacionais no SENAI/PR
Esse projeto trata das práticas internas realizadas pelo Senai Paraná para um ambiente democrático e participativo, na busca por melhoria contínua dos processos de trabalho e alta performance dos negócios, através da metodologia de Desenho Participativo e Facilitação Gráfica. A Facilitação Gráfica é um estilo de facilitação em grupo para através da visualização da comunicação. Seu objetivo é gerenciar informações durante um processo usando linguagem gráfica consistente e formatos de desenhos através de documentos. Em virtude da necessidade de melhor visualização para os visitantes da dinâmica de funcionamento de cada área do Senai, todos os processos da diretoria foram mapeados e expostos para divulgação e comunicação a todos os stakeholders. Hoje, o gerenciamento de desempenho é realizado em tempo real e de forma participativa.
Amigos do Planeta: fazendo compostagem na escola
O ato da reciclagem do lixo, principalmente do orgânico, que na maioria das vezes é deixado de lado, é um dos fatores principais de um projeto desenvolvido no Colégio Sesi Londrina. Através da compostagem, a escola transforma o lixo em adubo, ou seja, composto orgânico que vem sendo utilizado na horta da escola para o crescimento sadio das verduras e legumes plantados. O objetivo foi conscientizar conscientizando as crianças e provocando novas posturas de cidadania, levando-as a reflexão e interiorização da necessidade da preservação e sustentabilidade do planeta.
Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade – ORBIS
Em outubro de 2003, em Curitiba, foi realizada a ICONS – Conferência Internacional de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, quando especialistas de várias partes do mundo dialogaram sobre alternativas de indicadores para medir a prosperidade e a qualidade de vida em todo o planeta. Desse diálogo, formou-se equipe para estruturar o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade – ORBIS, em Curitiba. Promover o desenvolvimento sustentável, através do monitoramento de indicadores que retratem a qualidade de vida e a sustentabilidade urbana do Estado, e a respectiva análise desses dados, é a proposta do ORBIS. Para tal, tem o compromisso de disponibilizar sistemas de informações e realizar estudos para subsidiar tomadas de decisões e contribuir na implementação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Nesses seis anos de atuação, o ORBIS trabalhou em parceria com o Movimento Nós Podemos Paraná, realizando análises dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para o Paraná e suas mesorregiões; apresentou sua proposta de trabalho em eventos nacionais e internacionais, pelo que mereceu especial reconhecimento; desenvolveu o Portal ODM (www.portalodm.com.br).