clique para ampliar Trabalhadores rurais fazem exercícios do Programa Sesi Ginástica na Empresa (Foto: Rogério Theodorovy) |
Coberto da cabeça aos pés e vestindo equipamentos de segurança, quem se anima a fazer aula de ginástica todos os dias, às seis horas da manhã? Aparentemente nada atrativo, o desafio foi proposto para 700 trabalhadores rurais da Usina Dacalda/Vale do Jacaré, de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná. Eles aceitaram incluir na rotina de trabalho a ginástica que é aplicada no local de trabalho, ou seja, em meio às lavouras de cana.
Assista a reportagem em vídeo aqui.
O Programa Ginástica na Empresa é desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná e beneficia cerca de 4.500 trabalhadores em usinas de açúcar e álcool do Paraná. Além da Dacalda, também a Cooperval, de Apucarana, e a Corol, de Arapongas, oferecem o programa aos seus trabalhadores. No ano passado, o programa alcançou a 78 mil trabalhadores, de 345 indústrias paranaenses, de diferentes portes e setores.
clique para ampliar Zadoq Do Prado adora a “hora” da ginástica (Foto: Rogério Theodorovy) |
A ginástica na empresa faz parte da vertente de atuação do Sesi Paraná denominada “Indústria Saudável”, pela qual a entidade oferta à indústria uma série de programas e ações voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças e acidentes e orientação para um estilo de vida saudável de seus trabalhadores.
Destravar o corpo – Cortador de cana, Zadoq Do Prado, 24 anos, participa das aulas de ginástica laboral do Sesi há dois anos, desde quando o programa foi implantado na usina. Ele não esconde a satisfação em trocar alguns minutos de trabalho para se dedicar aos exercícios propostos pelo professor de educação física. “Fazendo ginástica me sinto mais aliviado, o corpo destravado, sem dores mais fortes. Tenho mais ânimo e vontade de trabalhar”, conta o jovem.
clique para ampliar Maria Oliveira fica feliz em saber que fará ginástica antes do trabalho (Foto: Rogério Theodorovy) |
A participação nas aulas de ginástica também é bem vista pelos mais experientes no trabalho. Maria Luzia Oliveira, 46 anos, defende a prática de exercícios antes de realizar suas atividades. “As aulas de ginástica do Sesi são muito boas, melhoram meu humor, meu corpo e isso reflete direto no meu trabalho, produzo mais”, garante ela, que acorda animada para trabalhar, por saber que antes fará exercícios físicos. “Fico bem contente de saber que farei ginástica antes de trabalhar, isso me dá mais animo e vontade de fazer as coisas”, diz a cortadora de cana.
Os resultados do Programa Sesi na Empresa são comprovados também pela técnica em segurança do Trabalho da Dacalda, Priscila De Paula. “Antes da adesão ao Programa, cerca de 10% dos trabalhadores registravam queixas de dores no corpo. Após seis meses do início das aulas de ginástica a redução foi zerada e também houve baixa significativa nas faltas por motivo de saúde”, relatou a técnica.
clique para ampliar Gilmar Amaral, professor do Sesi, também leva informações sobre aos trabalhadores (Foto: Rogério Theodorovy) |
Para Marcos Gilmar Amaral, professor do Sesi Santo Antônio da Platina e que aplica a ginástica laboral aos trabalhadores da Dacalda, as mudanças no comportamento e rendimento dos trabalhadores são visíveis. “No começo alguns se recusavam a participar das aulas, mas aos poucos foram se soltando, melhoraram os relacionamentos e diminuíram as queixas de dores no corpo. Eles estão mais de bem com a vida, mais animados”, explica o professor.
A ginástica laboral, segundo ele, alivia as dores causadas por exercícios repetitivos, gera integração no local de trabalho e ajuda a disseminar informações de saúde. “Levamos aos trabalhadores panfletos educativos com informações sobre cuidados com a saúde, qualidade de vida, proteção individual, segurança no trabalho e combate as doenças”, informa Amaral. É uma maneira de alcançar também a família e a comunidade do trabalhador. “O trabalho do Sesi é disseminado, não fica somente nas aulas de ginástica feita dentro da empresa”, conclui.
clique para ampliar Joana Ribeiro também incluiu a ginástica na sua rotina fora do ambiente de trabalho (Foto: Rogério Theodorovy) |
Joana Rosa Ribeiro, 29 anos, também inclui os exercícios físicos na sua rotina fora do ambiente de trabalho, e dá uma atenção especial às informações e dicas de saúde passadas pelo professor do Sesi. “Antes de fazer ginástica sentia muitas dores no corpo. Agora, que mudei meus hábitos, me acostumei aos exercícios, meu corpo está diferente, mais saudável. Quando não faço ginástica sinto falta”, revela Joana.
Ela acredita que participar do Programa Sesi traz também benefícios para o corpo e mente. “Com as dinâmicas e animação das aulas a mente fica mais aberta, e com as informações que recebemos sobre prevenção ficamos mais informados, temos assunto para conversar com a família, vizinhos e colegas. Estamos sempre aprendendo algo, isso é ótimo, porque não sabemos tudo”, conta.
clique para ampliar Edson Tanaka, gerente de RH da usina,acredita nos benefícios do Programa (Foto: Rogério Theodorovy) |
Resultados comprovados – Na lavoura, os resultados foram tão significativos que a Dacalda/Vale do Jacaré estendeu o Programa Sesi Ginástica Empresa para os colaboradores da parte industrial e administrativa. “Inicialmente, aderimos ao Programa do Sesi focando na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da lavoura. Os resultados foram excelentes – em vários sentidos: disposição, redução de afastamentos por motivo de saúde, aumento da produtividade – que o programa foi implantado também para os colaboradores da área administrativa e industrial”, explica o gerente de Recursos Humanos da usina, Edson Tanaka. Segundo ele, atualmente, o Programa atende 1200 colaboradores da usina.
Prêmio Marca Brasil – Em 2009, o Serviço Social da Indústria (Sesi) venceu o 10º Prêmio Marca Brasil. A Instituição foi eleita a melhor do país na categoria Ginástica Laboral do Setor de Segurança no Trabalho. O prêmio é considerado um dos mais importantes porque reconhece e destaca, entre fornecedores de produtos e serviços de vários setores da economia nacional, os que têm mais respeito dos seus consumidores. Foi a quarta edição seguida em que o Sesi venceu a mesma categoria do Prêmio. Em todo o país, o Sesi Ginástica na Empresa atende diariamente 750 mil trabalhadores de 2,5 mil indústrias.