Senai e Ministério Público do Trabalho firmam parceria

As entidades se articulam para identificar as demandas regionais das indústrias por jovens aprendizes. Objetivo é atender melhor o setor industrial e ampliar inserção de jovens

Atender as necessidades específicas das indústrias por profissionais capacitados e, ao mesmo tempo, ampliar a inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho são objetivos da articulação entre o Senai Paraná  e  o Ministério Público do Trabalho. As entidades se reuniram nesta semana, para iniciar um trabalho conjunto a fim de identificar os setores e as regiões do Estado em que há maior demanda por aprendizes.

A aprendizagem é a modalidade de qualificação que prepara e habilita jovens de 14 a 24 anos para atuarem no mercado de trabalho. Os recursos para bancar a formação são oriundos do setor privado, que contrata o aprendiz e dá oportunidade para que ele estude em um período do dia e trabalhe no outro. No Senai Paraná, são ofertados cursos de aprendizagem industrial básica, que duram de um ano e meio a dois anos. Neste caso, o setor industrial é que abre aos jovens a oportunidade de qualificação para o trabalho.

João Barreto Lopes,  diretor regional do Senai  Paraná, explica que a articulação  com o Ministério Público vai tornar a iniciativa mais eficaz. “A aprendizagem industrial será tratada de acordo com a análise das necessidades regionais. A partir daí faremos uma redistribuição da formação, levando em conta o que a indústria necessita, pois é ela quem sinaliza as principais demandas”, afirma ele.

Segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Ricardo Bruel da Silveira, o MPT, Senai e as outras entidades do Sistema S têm interesses comuns, entre os quais, a inserção do aprendiz no mercado de trabalho. “O Ministério tem nove unidades de trabalho no interior do Estado. A ideia é fazer a identificação das demandas locais  da indústria   junto com o Senai, para que a entidade possa  adequar, direcionar e incrementar as atividades de aprendizagem . Segundo ele, a ideia é envolver nesta ação também a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho para uma melhor sinergia, considerando o bom relacionamento já existente entre as instituições.

Os cursos de aprendizagem industrial básica do Senai são ofertados em quase todo o Estado. Em 2009, cerca de 2.500 jovens foram formados.  Para este ano, a meta da entidade é matricular 6.549 alunos na modalidade. Em março, o Senai já havia realizado 70% dessa meta, ou seja, 4.437 matrículas.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR