Oficina Plano de Ação auxiliou comunidades em Londrina

Curso, aplicado através do método TEVEP, teve o intuito de facilitar o trabalho dos moradores na organização de ideias e transformá-las em projetos

Moradores, voluntários, representantes de Ongs e parceiros de ações realizadas pelas comunidades envolvidas na implantação de projetos de desenvolvimento local em Londrina participaram nesta segunda-feira (31) da Oficina de Plano de Ação, aplicada através do método TEVEP (Tempo, Evento, Espaço e Pessoa).

O curso, ministrado pelo instrutor do Senai de Arapongas, Edson Lopes, e realizado em parceria com o Movimento Nós Podemos Paraná e Unindus (Universidade da Indústria), teve o intuito de facilitar o trabalho dos moradores na organização de ideias e transformá-las em projetos que possam agilizar os acontecimentos dentro do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política – iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) -, e adotado por seis comunidades no município: Heimtal, Vilas Recreio e Yara e Jardins Castelo, Felicidade e Maringá. “É uma ferramenta para construção do projeto e ali é mais detalhado os passos da ação. Sempre vamos usar o método como referência e a intenção é replicar essa proposta”, disse a moradora do Jardim Maringá, Sarah Fernandes Golveia.

Universitários da Empresa Jr. do curso de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a ECAE – Empresa de Consultoria e Assessoria Econômica -, aproveitaram o evento para definir estratégias de atuação no Jardim Felicidade. No próximo sábado, dia 5, os voluntários que integram o Projeto Oásis Londrina, em parceria com a Rede de Participação Política, o Núcleo Escola do Ser (NES) e o Movimento Nós Podemos Paraná, farão um trabalho de mobilização junto à comunidade daquele bairro. “Dividimos em infraestrutura e marketing, como levantamento das necessidades do local e captação de recursos junto ao comércio local e empresários de Londrina, explicou Mariane Silva e Souza Leite. “Achei muito boa a oficina. Auxilia bastante, pois é uma didática simples e com praticidade na aplicação até na organização de pequenos eventos”, disse.

O Oásis Londrina é um movimento liderado por jovens universitários que, através da colaboração espontânea de pessoas e instituições, concretizam sonhos da população local, como áreas de lazer, pontes, praças e revitalização de espaços e hortas comunitárias. A ideia, que vem de encontro com o propósito dos projetos de desenvolvimento local, visa conscientizar a sociedade de que por meio dos esforços e habilidades de cada um é possível mudar a realidade em que se vive. As próximas visitas acontecem nos dias 12 e 19 de setembro. Já nos dias 25, 26 e 27 será realizado o “Mão na Massa”, um mutirão que envolverá comunidade local, voluntários, empresas e parceiros, em torno de ações para o bairro.

Informações com Gislane Syllos pelos telefones (43) 3379-5200/5224 e 9989.8424 ou e-mail: gislane.syllos@redeempresarial.org.br.

Saiba mais sobre a metodologia TEvEP
Objetivo
Aprender a organizar as informações, envolver as pessoas e priorizar as ações de melhoria, capacitando os novos colaboradores a utilizar ferramentas de planejamento para desenvolver projetos e compreender o sistema produtivo onde cada um está inserido. Estabelecer uma nova linguagem simples, portátil e eficaz para conectar pessoas e fazer acontecer.
Descrição
Os participantes aprendem uma metodologia descomplicada de planejamento, refletem sobre a sua função, sobre a própria utilidade, as inerências de segurança e qualidade e as expectativas existentes sobre cada um. Criam projetos individuais gerando aplicabilidade imediata aos planos desenvolvidos e ainda compartilham os projetos com os demais participantes para circulação do conhecimento e potencialização de resultados. Aprendem também a rever os seus sistemas pessoais e refletir sobre a otimização do tempo.
O método
O TEvEP é um método de planejamento para fazer acontecer. Ele funciona como um “protocolo” de comunicação entre as pessoas e facilita a organização das informações e a mobilização de recursos. O TEvEP situa os eventos no tempo através de perguntas-chave que permitem novas conexões entre os espaços, os eventos e as pessoas. Desta forma as pessoas compreendem o todo e atuam nas partes de maneira orquestrada.

Conteúdo programático
O conceito de eventos na gestão de projetos
O TEvEP – Tempo, Evento, Espaço e Pessoa
Os Elementos de um evento
Os Fundamentos de um evento
Gestão do Tempo
Gestão de Recursos Disponíveis
Trabalho em rede
Gestão de expectativas
Priorização de ações
Inovações em projetos
Antecipando riscos e caminhos críticos
O combine-se: melhorando continuamente o fluxo de informações
Nós Erramos, Nós melhoramos!
Resultados esperados
Participante capacitado a aplicar metodologia de planejamento;
Significado do seu papel dentro da organização;
Potencialização da utilização de tempo e recursos;
Aumento da previsibilidade em projetos;
Elaboração de um projeto real.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR