Senai Paraná aprova oito projetos em edital nacional

Edital de Projetos Estratégicos do Senai Nacional vai subsidiar propostas dos departamentos regionais para que fortalecem o atendimento à indústria

O Senai Paraná teve aprovados oito projetos no 6º Edital de Projetos Estratégicos do Senai Nacional, que visa fortalecer as estruturas internas dos departamentos estaduais para que possam inovar, melhorar e promover o aperfeiçoamento de produtos, ações e serviços que oferecem para as indústrias. O total de recursos aportados aos projetos paranaenses será R$ 2,4 milhões. O Paraná e Bahia foram os estados que mais aprovaram trabalhos neste edital.

Dos aprovados pelo Paraná, cinco foram submetidos de forma individual e três em parceria com outros estados. São projetos voltados para as áreas de educação e serviços técnicos e tecnológicos. Na avaliação do diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, os projetos propostos no edital resultam de um amplo estudo feito pela entidade, com o objetivo de reforçar o atendimento aos interesses e necessidades específicas da indústria paranaense. “O bom desempenho obtido pelo Senai Paraná no edital é fruto desse planejamento anterior”, explica Barreto.

Cada proposta terá o prazo de 24 meses para ser executada e implantada. Entre os projetos, a ampliação de estruturas laboratoriais, expansão de serviços e também dois projetos inéditos: um de educação e outro na área de eficiência energética.

Especialização técnica e consultoria inédita

Um dos projetos aprovados pelo Senai Paraná chama a atenção por seu ineditismo no Estado. A proposta é a criação de um curso de especialização técnica na área metalmecânica para atender às necessidades específicas do mercado, que está exigindo uma especialização em projetos mecânicos.

O curso será voltado para pessoas com o ensino médio completo e com um curso técnico na área. Será uma chance para os técnicos formados se adequarem ao mercado. De acordo com a gerência de educação profissional do Senai, a instituição já tem outras solicitações de pós-técnico na área de segurança do trabalho.

Seguindo a tendência corporativa mundial em busca da sustentabilidade, o Senai Paraná também submeteu a proposta de desenvolver uma consultoria em eficiência energética, que vai auxiliar as empresas na redução dos custos de energia elétrica, principalmente na linha de produção.

O Senai Paraná ainda vai desenvolver projetos de expansão de serviços laboratoriais para indústrias de alimentos e bebidas, do laboratório de metrologia, em Londrina, e na área ambiental; além da implantação de um laboratório de prototipagem e outro para o setor de carnes e a criação de um curso técnico a distância. Este último em parceria com o Senai Rio Grande do Sul.  

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR