clique para ampliar Professores da educação infantil e ensino fundamental participam da capacitação, realizada em Curitiba, na semana de 26 a 30 de julho (Foto: Isis Romankiu) |
O Sesi Paraná vai adotar a brinquedoteca como um eixo de trabalho nas suas unidades de educação infantil e de ensino fundamental. Além do “livre brincar”, que é a essência das brinquedotecas no Brasil e no mundo, o projeto no Sesi vai agregar outras vertentes, como a do brincar como facilitador da aprendizagem, como recurso de inclusão e de integração entre alunos, pais e professores.
Nesta semana (26 a 30), cerca de 50 profissionais que atuam na educação infantil e ensino fundamental participam do Curso de Formação de Educadores Brinquedistas, promovido pelo Sesi, em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas e Serviços e Programas da Infância e Adolescência (Serpiá).
Criada em 2003, a Serpiá é uma organização não governamental, cuja missão é contribuir para a prevenção e o restabelecimento da saúde mental de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora sociocultural da ONG, Ingrid Fabian Cadore, que ministra o curso no Sesi, além de terapias tradicionais, a Serpiá atua com o livre brincar e oficinas de criação para o desenvolvimento sadio da criança, para autoconhecimento, o contato com limites e regras.