clique para ampliar Jovem do programa Aprendendo com a Diversidade é capacitada para o mercado de trabalho (Foto: Divulgação) |
Mais de 60 mil trabalhadores e gestores de indústrias paranaenses foram alcançados, nos últimos anos, pelas ações do programa, do Sesi Paraná, que prepara as empresas para receber pessoas com deficiência em suas equipes. Além desse programa, o Sesi capacita pessoas com deficiência para trabalhar na indústria e desenvolve também projeto interno de acolhimento e capacitação.
A experiência adquirida com essas iniciativas, bem como a estrutura dos programas serão usadas agora para apoiar a Associação Paranaense de Reabilitação (APR) no encaminhamento aos seus 249 funcionários que atuam no Governo do Estado e que serão demitidos, por não terem feito o concurso público. O Sesi, que pertence ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pretende contratar parte do grupo de funcionários e, também, atuar para que outros sejam encaminhados para as indústrias do Estado.
“A cultura da valorização da diversidade humana é parte fundamental do processo de construção de indústrias saudáveis e sustentáveis”, diz o diretor-superintendente da entidade, José Antonio Fares. “O Sesi, como entidade pertencente ao setor industrial, tem de estar atento e sensível a essa questão”, afirma ele.
O programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria é uma das iniciativas de maior impacto. Além de sensibilizar e capacitar gestores e profissionais das empresas para a inclusão de trabalhadores com deficiência, o programa ajuda a indústria a adequar suas instalações físicas e indica a função mais apropriada para a necessidade desses trabalhadores.
A capacitação de pessoas com deficiência também é feita por meio da metodologia do programa “O Caminho da Profissão”. Desenvolvido em parceria com o Senai Paraná, esse programa beneficia trabalhadores jovens e desempregados. Eles recebem a formação e qualificação profissional como auxiliares em uma das oito áreas industriais contempladas no programa: Manutenção Predial, Panificação, Serviços Automotivos, Confecção e Vestuário, Eletricidade Predial, Marcenaria, Mecânica Industrial e Produção de Alimentos.
Entre o público já beneficiado pelo programa estão mais de 120 pessoas com deficiência, que foram capacitadas para assumir funções dentro das indústrias, em condições de equidade com os demais trabalhadores. A capacitação é formatada para atender as peculiaridades do sistema de produção de cada empresa.
Já o programa “Aprendendo com a Diversidade”, realizado em parceria com a Escola Especial Bom Jesus, qualifica e absorve, no próprio Sistema Fiep, pessoas com variados tipos de deficiência, física ou mental. Neste momento, o programa envolve um grupo de jovens, a maioria com deficiência mental leve. Eles fizeram o curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo, de mais de 600 horas, ofertado pelo Senai Paraná. O Sesi recebe os jovens para a parte prática da aprendizagem. Uma vez concluída a capacitação, eles serão contratados ou encaminhados ao mercado de trabalho.