Presidente da Fiep pede que vereadores olhem para os ODM

Para Rocha Loures, os Objetivos do Milênio formam uma agenda que pode guiar o trabalho dos legisladores locais

clique para ampliar clique para ampliarPresidente da Fiep em encontro com vereadores: desenvolvimento depende de articulação local (Foto: Mauro Frasson)

As câmaras de vereadores deveriam adotar os Objetivos do Milênio (ODM) como uma agenda para sua atuação. Essa sugestão foi dada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, no encerramento do Fórum Estadual de Vereadores e Presidentes de Câmaras, nesta sexta-feira (27), em Curitiba. Segundo ele, as oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) têm um foco local por lidar com temas de interesse imediato da população, como educação e saúde.

“Os ODM podem servir como uma agenda para cada município e os vereadores podem influenciar as prefeituras a adotar as ações para cumprir os objetivos”, sugeriu Rocha Loures. “Afinal, as comunidades querem que os filhos sejam bem educados, que se resolvam os problemas de saúde, saneamento e transporte, e é isso que os ODM propõem”, explicou. Para ele, o desenvolvimento local depende do engajamento de atores locais, em especial políticos que têm como função formular e fiscalizar políticas públicas.

Rocha Loures lembrou que são oito os Objetivos do Milênio e que eles são monitorados por 27 indicadores. Em um esforço apoiado pela Fiep, o movimento Nós Podemos Paraná vem trabalhando para antecipar de 2015 para 2010 o cumprimento no Estado das metas estipuladas pela ONU, entre elas a redução da pobreza, da mortalidade infantil e a melhoria da educação. “O Paraná está muito perto de ser a primeira região a cumprir todos os objetivos”, ressaltou.

Além dos ODM, Rocha Loures propôs que os vereadores olhem com atenção o recém-lançado Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Paraná, que traz as principais oportunidades de expansão para o setor produtivo do Estado e complementa o PDP nacional. “Agora esse plano precisa de uma contrapartida municipal para identificar em cada cidade as oportunidades de empreendedorismo que possam gerar riquezas e melhorar o bem-estar da população através do desenvolvimento”, comentou.

Para o presidente da Fiep, o sucesso das iniciativas de desenvolvimento local dependem também de um empenho político do Estado para obter verbas em Brasília. “A União concentra a arrecadação. Por isso é preciso um esforço para conseguir recursos adequados às necessidades do Paraná. E os vereadores fazem parte deste processo”, disse.

O Fórum Estadual de Vereadores e Presidentes de Câmaras foi promovido pela Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar), entre os dias 25 e 27, em Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR