Os cases da indústria têxtil Joyful e da Movelaria Paranista foram apresentados na terceira noite do “Senai + Design Open House”, evento realizado pelo Senai Paraná, de segunda a quarta-feira, paralelamente a Bienal de Design. O objetivo foi disseminar a inovação e transferir conhecimento a empresários e estudantes de design, por meio da apresentação de experiências bem sucedidas.
A Joyfull desenvolveu a marca EcoChic, de roupas produzidas integralmente dentro do conceito de sustentabilidade. A Movelaria Paranista criou a linha de móveis com Design Seguro, que amplia a segurança das pessoas nos hotéis e restaurantes. Ambos os projetos foram apoiados pelo Edital Senai de Inovação e desenvolvidos em parceria com o Senai Paraná.
Competitividade por meio do design estratégico – Preocupado com a forte e desleal concorrência dos mercados asiáticos no setor têxtil, principalmente no segmento de malharia retilínea, o empresário Adilson Filipaki, proprietário da Joyful, reuniu sua equipe de criação para lançar o desafio de construir uma marca de moda que se diferenciasse pela sustentabilidade.
“Partimos da ideia de criar um produto sustentável, mas tínhamos a difícil tarefa de fazer isso, preocupados com a estética e a sofisticação. Então buscamos no SENAI o apoio para encontrar esse caminho”, relata.
Depois de diversos testes na fábrica e também nos laboratórios do SENAI Paraná, com matérias-primas orgânicas como seda, algodão, bambu e tencel, a Joyful optou pelo algodão e pelo tencel orgânicos. Apesar do resultado final dos produtos terem sidos satisfatórios e até superiores em relação aos demais produtos, o custo final da roupa ficou mais elevado.
“O custo da sustentabilidade no Brasil é muito alto. Ainda assim ficamos satisfeitos com os resultados e resolvemos apostar em um reposicionamento da marca, com foco em clientes dispostos a pagar um pouco mais para consumir o que chamamos de “moda eco-chic””, afirma Filipaki.
Design Seguro – A Movelaria Paranista, de Curitiba, desenvolve já em fase final, o Projeto Design Seguro – linha de móveis para os setores de hotelaria, gastronomia e eventos, que contempla os conceitos de design seguro e estratégias de sustentabilidade. O projeto foi contemplado no Edital Senai Inovação 2009 e desenvolvido em parceria com a área de design do Senai Paraná. O projeto também teve o apoio do Senai Nacional, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Polícia Militar do Paraná.
O principal diferencial do projeto está na concepção de produtos que contribuam para a redução de furtos de bolsas e objetos pessoais nos espaços de gastronomia, eventos e de hospedagem. Os destaques desta linha são a Cadeira Orvalho, que possui uma “gota” para pendurar e prender a bolsa na cadeira; e a mesa Vai e Vem, com ganchos para pendurar os pertences dos usuários, evitando o furto por terceiros. Há também a Mesa Mangue, com espaço para colocar carteiras e celulares entre os dois tampos de vidro.
De acordo com o diretor da Movelaria Paranista, Aurélio Sant’Anna, o Senai Paraná teve um papel muito importante no desenvolvimento do projeto, estando presente em todas as etapas. “Nossa equipe de criação e produção já vinha discutindo a ideia de criar produtos com essas características, mas a viabilização do projeto só foi possível depois que agregamos os pesquisadores do Senai Paraná”, finaliza.