O vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Hélio Bampi, recebeu quarta-feira (03.11) a delegação da Câmara Regional do Veneto (Itália). O encontro contou com a presença do diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes, e da coordenadora de projetos da Unindus, Vanusa Kikina, e teve como objetivo dar inicio a uma parceria de transferência de conhecimento tecnológico entre o setor produtivo do Paraná e da Itália, além de ampliar negócios entre o setor produtivo local e a União Européia.
De acordo com o assessor regional da Região do Veneto, Daniele Stival, a Câmara de Comércio italiana mantém convênios com universidades no Paraná para a formação de profissionais da indústria. “Os alunos têm a oportunidade de fazer estágios na Itália. Alguns, inclusive, permanecem trabalhando no País ao fim do estágio”, explicou ele.
O interesse da delegação italiana, segundo Stival, é ampliar estes convênios abrangendo diretamente os agentes da indústria, por isso a busca pela Fiep, por meio do Senai-PR, que atua na formação de mão-de-obra qualificada para a indústria. O Senai-PR conta, atualmente, com 80 unidades no Estado e fecha este ano com 175 mil matrículas, número que deverá subir para 252 mil em 2011.
Segundo o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, a economia brasileira está em franco crescimento, e isso exige esforços, principalmente, em educação. “Nós prevemos um crescimento na economia, na casa de 6% a 7%. Isso vai exigir um esforço maior na formação de mão-de-obra especializada”, afirma.
O diretor regional do Senai- PR, João Barreto Lopes, disse ver com bons olhos a parceria com província italiana. “Nossa entidade mantém importantes parcerias nacionais e internacionais. Na Itália, temos convênio com escolas de design de moda, e temos grande interesse nesse intercâmbio com a Região do Veneto para a transferência de conhecimento tecnológico”, afirma.
Negócios – Outro ponto discutido entre os representantes da Fiep e da Região do Veneto foi o a possibilidade de estreitar negócios entre o setor produtivo do Paraná e a União Européia, por meio da Região do Veneto. “Nosso objetivo é fazer do Paraná um importante pólo de negócios com a União Européia, tendo a Região do Veneto como apoiador na Europa”, finaliza o assessor da Região do Veneto, Daniele Stival.