
O trabalho realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) em prol da melhoria da qualidade de vida das gestantes servirá de modelo para outros estados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), em Curitiba, durante o IV Fórum Nacional de políticas de atuação de enfermeiros e obstetrizes na assistência à saúde da mulher e neonato, que vai até sexta-feira (12). O CPCE é ligado ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
“Este é um exemplo positivo de como o meio empresarial pode se aliar à comunidade para manter a população informada sobre qualidade de vida na gestação e no nascimento”, disse Maria Antonieta Rubio Tyrrell, da diretoria da Abenfo (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras), durante o encontro.
O Conselho de Cidadania e o Movimento Nós Podemos Paraná (que é articulado pelo Sistema Fiep e atua para que o Paraná alcance os Objetivos do Milênio), têm trabalhado no desenvolvimento de projetos que ajudem a reduzir os índices de mortalidade materna no Estado. Um dos destaques é a Equipe de Projetos Saúde da Gestante, que trabalha com o tema parto humanizado. “Estamos mobilizados para tornar o Paraná referência nos trabalhos desenvolvidos em prol da saúde da gestante”, comentou a coordenadora executiva do CPCE, Carla Mocellin.
Para se aproximar ainda mais dos profissionais da saúde e firmar parcerias no desenvolvimento de ações, o CPCE está estruturando o Núcleo Instituições de Saúde. Podem participar médicos, enfermeiros e profissionais da área. A primeira reunião do grupo será quinta-feira (18), às 8h30, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7467.