Prêmio “Construindo a Nação” divulga vencedores do Paraná

O Sesi Paraná é um dos realizados do prêmio, que foi criado pelo Instituto Cidadania Brasil. Premiação será em março de 2011

 

clique para ampliar clique para ampliarProjeto da Educação Infantil do Sesi Portão foi vencedor em sua categoria (Foto: Divulgação)

Cinco escolas de Curitiba, Campina Grande do Sul, União da Vitória e Londrina foram as vencedoras do Prêmio Construindo a Nação edição 2010-2011. Elas foram selecionadas entre 83 escolas paranaenses, públicas e particulares, que concorreram ao prêmio na edição deste ano, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projetos Especiais. A entrega do prêmio será em março do ano que vem. 

Criado pelo Instituto Cidadania Brasil, o prêmio estimula as escolas a tratarem temas de cidadania através de projetos que envolvam diretamente os alunos. Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná é que realiza a ação no Estado. “O Paraná vem sendo um destaque pela qualidade dos projetos desenvolvidos pelas escolas e também pelo forte envolvimento dos alunos e professores”, afirma a gestora do Prêmio Construindo a Nação no Paraná, Maria Isabel Sarot.

Na categoria Educação Infantil, o destaque foi para o projeto “Pequenos cidadãos respeitando as diferenças”, do Colégio Sesi Portão, de Curitiba. Os alunos do Pré II trabalharam a inclusão de uma forma inovadora, promovendo solidariedade entre as turmas da escola.

A Escola Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, de Campina Grande do Sul, venceu na categoria Ensino Fundamental com o projeto “Sorria sem medo de mostrar os dentes”. A iniciativa conscientizou estudantes e a comunidade sobre a importância da higiene bucal.

O primeiro lugar na categoria Ensino Médio ficou com o projeto “Equipe de Prevenção Ambiental”, do Colégio Sesi União da Vitória. Os alunos mobilizaram os jovens e a comunidade local para ações que visam a preservação do Meio Ambiente e o desenvolvimento Sustentável.

Na categoria Educação de Jovens e Adultos, o destaque foi para o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebeja) CIC, em Curitiba, com o projeto “Mundo Belo”. O objetivo do projeto  foi contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade social ambiental de um modo comprometido com a vida.

Já a categoria Projetos Especiais premiou a Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) da Guarda Mirim de Londrina, com o projeto “Do lixo ao Luxo”, que utilizou a criatividade dos adolescentes para criar e recriar objetos com a reutilização de materiais considerados lixo.

O segundo lugar ficou com o projeto “Amiguinhos da Alimentação”, desenvolvido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esporte de Palmeira. O terceiro lugar foi para o Centro Educacional João Paulo II, de Piraquara, com o trabalho “Educação de Excelência de todos”.

clique para ampliar clique para ampliarEscola da Colina, de São José dos Pinhais, ficou em terceiro lugar na categoria Educação Infantil (Foto: Divulgação)

Finalistas

– Na categoria Educação Infantil, o segundo lugar foi para o trabalho “Amigos do Planeta: fazendo compostagem na escola”, do Colégio Sesi Londrina. Já o terceiro lugar ficou com a Escola da Colina Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José dos Pinhais, que desenvolveu o projeto “De olho no óleo”. 

O segundo lugar na categoria Ensino Fundamental foi para a Escola Rural Municipal Jaguatirica, de Campina Grande do Sul, com o projeto “Pequenos Políticos Grandes Cidadãos”. O terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Joarib Grillo Cordeiro, de Arapongas, com o projeto “Violência Não”.

O Colégio Sesi CIC, de Curitiba, conquistou o segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Consciência Ambiental, Trabalho, Renda e Cidadania”. Já o terceiro lugar foi para o projeto “Inovando a aprendizagem com brincadeiras e reciclagem”, do Colégio Sesi Pato Branco.

Na categoria Educação de Jovens e Adultos, o segundo lugar foi para a Escola Municipal Ulisses Guimarães, de Campina Grande do Sul, com o projeto “Aprendendo dia e noite”. Já o projeto “Mercado das pulgas”, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Telêmaco Borba, ficou em terceiro lugar.

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