Mais de 21 mil pessoas participaram no sábado (20), em Londrina, da 6° edição do “Esporte e Cidadania”, evento promovido pelo Sesi e pela Rede Globo, em parceria com a prefeitura da cidade. De acordo com os organizadores, foram realizados 39.771 atendimentos durante o evento. O Esporte e Cidadania aconteceu das 8 às 17 horas, no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa – uma grande área verde de Londrina onde foi montada a estrutura para atender gratuitamente o público, com atividades de esporte, saúde e lazer. Os atendimentos foram feitos por cerca de 150 voluntários, entre colaboradores do Sesi e membros da comunidade local.
“Oferecemos aproximadamente cem tipos de atendimentos diferentes no evento. Essa iniciativa foi muito bem acolhida pelo público, e também deu mais visibilidade ao conjunto de ações sociais que o Sesi tem realizado”, observou Almir Gaspar Schenfeld, gerente regional Norte do Sesi/Senai.
“O Esporte e Cidadania vem ao encontro do que estamos realizando no Atleta do Futuro e no Colégio Sesi, na medida em que dissemina os valores do esporte”, diz Wagner Moraes, coordenador de Esporte e Lazer do Sesi Londrina.
A gerente do Sesi Londrina, Lucilene Furlan, acredita que o evento cumpriu bem sua função de destacar as possibilidades que o esporte oferece como ferramenta de inclusão social e de incentivo à qualidade de vida. “Apesar de trabalhoso montar um evento desse porte, o resultado foi gratificante. A série de modalidades esportivas apresentadas aqui incentivou até aquela pessoa que não pratica esportes a conhecer e encontrar uma modalidade adequada para ela”.
Entre as modalidades presentes no evento estavam hipismo, taekwondo, judô, karatê, futebol, vôlei, skatismo, ciclismo, xadrez, badminton, boxe, tênis de mesa, dominó, beisebol e até arvorismo – praticado nas árvores, por meio de pontes e escadas de corda instaladas. Além dos esportes, o público também pôde aproveitar os serviços para medir a pressão, a glicemia e o IMC (Índice de Massa Corporal), receber orientação de higiene bucal no Escovódromo e se divertir com a apresentação de músicas, danças, palhaços, exposições de carros (Clube dos Opaleiros) e motos, além de atividades recreativas com brinquedos infláveis.
Ao longo do dia, voluntários do Sesi também distribuíram frutas frescas – como maçãs, bananas, laranjas e pêssegos – para incentivar as pessoas a adotar o hábito de uma alimentação saudável.
Uma das visitantes da comunidade local, Rosineide Oliveira de Melo, trouxe o filho de 8 anos para participar do evento. “Achei ótima essa iniciativa do Sesi. Além de as crianças se divertirem, também receberam dicas de como se alimentar melhor e os adultos puderam fazer uma avaliação com os profissionais de saúde”.
O contador Willian Gimenez, também aprovou a iniciativa do Sesi. “Vim com meus dois filhos adolescentes conhecer o evento e ver as exposições. Londrina precisava de um evento como esse e esperamos que o Esporte e Cidadania seja realizado mais vezes aqui na cidade”.
A artesã Márcia Ferreira Daniel, que veio assistir ao desempenho das duas filhas na apresentação de artes marciais, surpreendeu-se com o que encontrou. “Antes de chegar, não tinha noção de que o evento seria tão interessante, principalmente no que diz respeito ao incentivo para a prática de esportes e de uma alimentação equilibrada”.
Tradição – O “Esporte e Cidadania” é realizado no mesmo dia em cidades de todos os Estados brasileiros, para orientar e conscientizar a população sobre a importância da prática do esporte. O objetivo é promover atividades esportivas visando à inclusão e a integração social, em âmbito nacional. No Paraná, Londrina é a única cidade a realizar o evento neste ano. Em 2009, o Esporte e Cidadania aconteceu na cidade de Ampére, com a participação de mais de 11.400 pessoas.