O empresário e advogado Marcelo Melek foi empossado nesta sexta-feira (10), em Curitiba, como novo coordenador do Conselho Temático de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar), Melek afirma que uma de suas primeiras ações será elaborar um planejamento estratégico para orientar a atuação do Conselho a partir de 2011.
“Alguns macrotemas, porém, já estão predefinidos na nossa pauta para o ano que vem”, diz o empresário. Entre eles, Melek destaca as discussões sobre a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; o reajuste do salário mínimo regional do Paraná; a implantação do novo sistema de ponto eletrônico nas empresas; e a convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que impede a demissão de trabalhadores sem justa causa.
Além disso, o empresário afirma que outra de suas prioridades será buscar uma maior aproximação com o Poder Judiciário. “Existe um estigma de que a indústria é um bicho-papão que explora o trabalhador. Isso vem de uma visão equivocada por conta do que era o modelo industrial do passado. Queremos mostrar ao Judiciário a realidade atual da indústria e as dificuldades e desafios que são enfrentados pelo setor”, justifica Melek, que pretende também convidar as faculdades de Direito para esse diálogo. “A ideia é debatermos temas de interesse conjunto”, explica.
Na coordenação do Conselho Temático de Relações do Trabalho, Marcelo Melek substitui Amilton Stival, que continuará prestando apoio técnico a este fórum da Fiep.