Desenvolver competências com foco no mercado de trabalho, conhecer as dinâmicas do mundo dos negócios e montar a própria empresa foram os desafios dos 500 jovens empreendedores que participaram da solenidade de formatura de 20 miniempresas realizada ontem (9), no Cietep, em Curitiba. O programa é promovido pela Junior Achievement, organização que tem o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através do Sesi Paraná e atua para despertar o espírito empreendedor dos jovens, ainda em sala de aula.
Empresários e executivos de Curitiba e Região Metropolitana, amigos e familiares também puderam conhecer os produtos das miniempresas através de uma exposição montada no local. Criatividade, inovação e preocupação com a sustentabilidade foram os principais eixos que direcionaram o desenvolvimento dos produtos pelos alunos, entre eles, bolsas, objetos de decoração, fronhas de travesseiro com espaço para o “Ipod”, porta-chaves, assento feito com garrafas pet, entre outros.
No programa miniempresas, estudantes são desafiados a formar empresas dentro de suas próprias escolas. Eles vivenciam todos os aspectos do negócio – formação de equipe de diretores, escolha do produto, fabricação e venda, além de marketing e propaganda e pagamento de impostos (doações a entidades sociais). Toda orientação, informação e apoio é dada por profissionais das empresas mantenedoras, das mais diversas áreas e níveis hierárquicos.
“Sinto-me privilegiado de participar do programa. É uma experiência única conhecer tão de perto as oportunidades e desafios da vida empresarial”, revelou Luiz Bueno, de 16 anos, aluno do ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para Leticia Bueno, 15 anos, estudante do ensino médio do Colégio Sesi de Rio Branco do Sul, o programa também auxilia na escolha da profissão. “Através do que vivenciamos nas atividades, é possível conhecer o que se tem mais afinidade e o que se quer para a vida”, observou.
Futuro promissor – As miniempresas são uma vivencia importante para os jovens. “Os jovens que participam desse programa poderão ser os futuros profissionais das empresas, a nova geração de empreendedores”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “É uma oportunidade de conhecer o mercado de trabalho, despertar lideranças e a paixão pelo empreendorismo”, afirmou Paulo Pennachi, presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement do Paraná.
Segundo o diretor Executivo da organização, Fabricio Campos, o programa é um diferencial para o aluno. “O jovem que passa por uma miniempresa tem no seu currículo uma vantagem a mais: a de ter feito a diferença já no ensino médio”, disse, destacando que os currículos de estudantes que tiveram passagem pelos programas são muito valorizados pelas empresas no mercado de trabalho.
A instituição possui ainda outros programas, aplicados para alunos do ensino fundamental. O Paraná é o Estado com o maior número de alunos atingidos. Somente nesse ano foram 75 mil estudantes envolvidos nos programas da Junior Achievement. Desde 2003, a Junior Achievement-PR já alcançou 193.502 estudantes de ensino médio e fundamental e envolveu mais de 6 mil voluntários. A meta para 2011 é de alcançar 100 mil alunos em todo o Estado.