A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa irá distribuir até sexta-feira (17), último dia das aulas escolares, cerca de 30 mil cartilhas da “Sombra do Imposto” para alunos de 81 escolas da rede pública e de 39 CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil). Os professores começaram a trabalhar o conteúdo da cartilha na tarde desta quinta-feira (16). A ação é uma parceria com a Coordenadoria Regional da Fiep e o Núcleo de Articulação da Rede de Participação Política na cidade. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre o peso que os impostos têm na vida das pessoas e a importância de uma redução da carga tributária.
As cartilhas da Sombra do Imposto – primeira ação da campanha lançada pela Fiep em prol da reforma tributária – serão distribuídas para 29 mil alunos e mais de mil professores. “É um documento bem elaborado e atraente para as crianças. As professoras irão fazer um trabalho pedagógico com alunos do ensino infantil (CMEI), fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos), explicando o conteúdo. O consumo nesta época de Natal é grande e esse é uma das formas de atingir as famílias também”, disse a professora Silvia Mara Blum, da Assessoria de Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Ponta Grossa.
Para Ricardo Alberto Kossatz, integrante do Núcleo de Articulação de Ponta Grossa, da Rede de Participação Política, os cidadãos precisam tomar a iniciativa para que as grandes mudanças aconteçam e o exemplo vem da aprovação da Lei da Ficha Limpa. “A única chance de mudança é exercendo uma certa influência sobre quem toma as decisões, por isso é importante que o cidadão pressione para as coisas acontecerem. A distribuição das cartilhas é uma forma de motivar esse engajamento”, explica. “Talvez seja demorado, mas é preciso dar o primeiro passo e as crianças têm um papel muito importante nesse processo”, destaca.
Ações – Na noite de quarta-feira (15), os integrantes do Núcleo de Articulação reuniram-se no Sesi para celebrar o trabalho realizado em 2010. Entre as diversas ações, como a formação de um Núcleo de Articulação Jovem (NAJ), o grupo mobilizou os moradores e as crianças da Vila Santana para uma limpeza e plantio de mudas no arroio Olarias, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Trabalhando a conscientização dos eleitores do município, o núcleo também distribuiu 50 mil exemplares do Guia do Voto 2010 – cartilha lançada pela Rede de Participação Política desde as eleições de 2006 – em diversas instituições, com destaque para universidades e escolas, que receberam quase 27 mil cópias.
Em 2008, foram 30 mil guias distribuídos. Com foco nas escolas e com auxílio dos professores, o conteúdo do Guia do Voto foi trabalhado em sala de aula com crianças e jovens. “Na penúltima eleição mapeamos a cidade e focamos na educação e nos redutos mais humildes. A satisfação é enorme e o resultado foi maravilhoso. Mais de 50% da Câmara (de Vereadores) foi renovado. A semente está nas crianças”, conta Ney Ribas, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa e integrante do núcleo.
Informações com Adriana Carvalho Kurovski pelo telefone (42) 3219-5015 ou e-mail: adriana.kurovski@sesipr.org.br.