O Sesi Paraná reforçou ainda mais a oferta de ações de educação continuada neste ano, com a implantação de cursos a distância em diversas áreas. Um deles é o de Mobilização em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, inédito no mundo e que teve repercussão em todo o País.
Até novembro, mais de 5 mil pessoas de diversos Estados já participavam dos diferentes cursos ofertados neste momento: o pré-vestibular gratuito, disponibilizado pelo portal SesiClick (www.sesiclick.org.br); o curso relacionado aos ODM e os cursos “Indicadores para Avaliar e Monitorar Políticas, Programas e Projetos; “Novo Acordo Ortográfico” e “Segurança e Saúde para Jovens Trabalhadores”. Ainda é possível fazer inscrições. Os interessados devem se inscrever pelo site www.sesipr.org.br.
A meta para 2011 é ampliar ainda mais a oferta, com novos temas a cada mês. O objetivo é capacitar trabalhadores das indústrias e pessoas da comunidade de maneira rápida e autoinstrucional, uma vez que conteúdos ficam disponíveis on-line e há tutores à disposição para tirar dúvidas.
Os cursos são de rápida duração e abordam temas relacionados aos três grande eixos de atuação do Sesi, que são Educação para a Nova Indústria, Indústria Saudável (abrangendo saúde e segurança no trabalho, esporte, lazer e cultura), e Responsabilidade Social Corporativa.
O curso de Mobilização em prol dos ODM teve no seu primeiro mês de oferta mais de 300 inscritos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Distrito Federal, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais e Pará. O conteúdo permite apresentar metodologias de mobilização da comunidade e disseminar boas práticas para o alcance dos ODM. O público-alvo são pessoas que trabalham em órgãos públicos, empresas e comunidade em geral.
A estudante de Medicina Sueli Afonso Corrêa Cernkovic, de Mandaguaçu, na região norte do Paraná, concluiu em novembro o curso de Mobilização e gostou muito. “O conteúdo abordado está diretamente relacionado ao dia a dia de todos. Somos levados a uma reflexão de melhorias dentro de nossa comunidade”, disse ela, destacando que a praticidade e a gratuidade foram decisivas na hora da inscrição. “Realizei minha inscrição e a capacitação de forma prática, tudo pela internet, sem perder tempo com filas e burocracias”.
Mais cursos em 2011 – Para 2011, a meta é expandir o número de turmas e realizar cursos a distância e semipresenciais nas cidades paranaenses que possuem unidades do Sesi, através de telessalas. A iniciativa é do Núcleo de Educação a Distância do Sesi, em parceria com a Diretoria de Tecnologia e Gestão da Informação e Coordenação de Tecnologia de Mídias Educacionais do Sistema Fiep.
Para isso, será utilizado um estúdio próprio para a produção das aulas e, além disso, serão instalados 30 pontos de videoconferência em todo o Paraná. O espaço fica no Cietep e será utilizado para a gravação do conteúdo dos cursos. O estúdio foi adquirido pelo Sesi PR, com apoio do Sesi Nacional.
Já estão previstos os cursos “Uso Responsável de Medicamentos”; “Papel da escola na Educação Nutricional”; cursos sobre alimentação saudável e bem-estar; sobre educação nutricional para os jovens, além de um para introdução ao espanhol por meio do cotidiano da empresa. Também estão previstos cursos sobre responsabilidade social, que serão ofertados em parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.