Jovens são capacitados como agentes de desenvolvimento local

Estagiários do Sesi serão capazes de articular comunidade para melhorar a qualidade de vida nos bairros

Nos dias 27 e 28 de janeiro, o professor e analista político, Augusto de Franco, capacitou 35 jovens de Curitiba e região metropolitana como agentes de desenvolvimento local. Tendo como foco a aprendizagem pela ação – prática nas comunidades – estes jovens serão capazes de articular, mobilizar, estimular e capacitar atores da comunidade para o desenvolvimento local.

clique para ampliar clique para ampliarJovens aprendem como articular, mobilizar e estimular atores locais para o desenvolvimento (Foto: Alyne Costa)

Para Franco, após esse treinamento, os agentes estarão aptos para animar redes sociais. “Eles aprendem o papel de tecelão da rede, promovendo a conexão e interação dos cidadãos de uma localidade, para que em colaboração realizem seus sonhos”, explicou o professor.

Os novos agentes fazem parte das Redes de Desenvolvimento Local,uma  iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através do Serviço Social da Indústria (Sesi), que seleciona jovens universitários para atuarem nas localidades como articuladores de redes, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Para Augusto de Franco a iniciativa do Sistema Fiep é inovadora. “Programas de indução de desenvolvimento local ocorrem no mundo há uns 50 anos, porém o formato das Redes de Desenvolvimento Local é inovador. Nelas, o cidadão é o protagonista, agindo e realizando o desenvolvimento, diferentemente dos modelos mais antigos, nos quais instituições agiam em nome do cidadão”, diferenciou. 

Ancorado nas teorias de capital social como veículo da inovação e desenvolvimento, a iniciativa das Redes opera com uma metodologia que não se replica nas localidades, mas se reinventa. “Cada localidade é única e é através da criatividade de seus membros que surge interatividade e um meio ambiente colaborativo. Esses fatores geram inovação, que por sua vez gera desenvolvimento.”, lembra Franco.

Ao mesmo tempo em que os jovens têm várias oficinas teóricas de aprendizagem, eles são inseridos nas localidades para promover espaços de vivência que possibilitem o desenvolvimento individual e o empreendedorismo social. A ideia é formar novas competências em desenvolvimento sustentável. “O objetivo é transformar esses jovens em cidadãos e profissionais atuantes, éticos, responsáveis, inovadores e empreendedores – competências essenciais para qualquer área de atuação; torná-las pessoas com visão sistêmica, habilidade de liderança e inovação, sensibilidade social e política.”, explica Soraia Melchioretto, coordenadora do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local. 

Hoje, as Redes de Desenvolvimento Local estão presentes em 99 comunidades do Paraná. Para conhecer mais e participar da iniciativa em sua localidade, acesse www.desenvolvimentolocal.org.br 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR