O Senai Paraná é destaque no 4.º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, que reconhece as melhoras iniciativas inovadoras que se preocupem com questões ambientais e sociais responsáveis. O Senai teve premiados três dos oito projetos que inscreveu. A divulgação dos vencedores aconteceu na terça-feira (08), em Curitiba. O prêmio é promovido pela Isae/FGV em parceria com a GRPCom e o Sebrae-PR e a divulgação dos vencedores desta edição aconteceu na terça-feira (08), em Curitiba.
“É um reconhecimento da sociedade pelos serviços e projetos desenvolvidos pelo Senai. Trabalhamos para ter resultados de qualidade”, afirma o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes. O estudo “Pegada Ecológica”, realizado pelo Senai Paraná e a Prefeitura de Curitiba, e os trabalhos desenvolvidos pela Madeplast e a Movelaria Paranista, também em parceria com o Senai foram premiados como destaques nas suas respectivas categorias.
O estudo “Pegada Ecológica” é destaque na categoria Empreendedorismo Cívico e Público. Iniciado em dezembro de 2009, o estudo teve a orientação da Global Footprint Network, Organização Não-Governamental norte-americana, que desenvolveu e detém a metodologia e a aplica em outras localidades do planeta. A “Pegada Ecológica” permite determinar o grau de impacto do homem sobre os ecossistemas e avaliar a capacidade ecológica necessária para sustentar o consumo de produtos e estilos de vida.
O Senai Paraná é uma referência em serviços de meio ambiente para as indústrias e com esse trabalho de determinar a Pegada Ecológica de Curitiba a entidade pretende fortalecer suas competências na área. “Nosso objetivo é apoiar as indústrias a medirem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, o que contribui para o processo de busca da sustentabilidade. É nossa intenção, também, apoiar governos e demais organizações”, explicou o diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes.
Empreendedorismo na indústria – Os projetos das empresas Madeplast e Movelaria Paranista, ambos desenvolvidos com apoio do Edital Inova do Senai nacional, e a parceria do Senai Paraná, foram destaques na categoria Empreendedorismo na Indústria. A Madeplast desenvolveu a inovadora madeira de plástico, produto resultante de uma liga de resíduos industriais de plástico e de resíduos de madeira, que se destina a construção civil de alto padrão e arquitetura de estilo, contribuindo para a redução do passivo ambiental.
A Madeplast começou na incubadora da Universidade Positivo, onde deu início ao desenvolvimento da madeira ecológica. Em 2009 o projeto foi contemplado no Edital Inova e passou a ser desenvolvido em setembro daquele ano, em parceria com profissionais do Senai Paraná. O lançamento da madeira de plástico aconteceu no ano passado e o produto já está no mercado.
Já a Movelaria Paranista desenvolveu a linha de móveis “Design Seguro”, para os setores de hotelaria, gastronomia e eventos, que contempla os conceitos de design seguro e estratégias de sustentabilidade. O projeto foi contemplado no Edital Senai Inovação 2009 e desenvolvido em parceria com a área de design do Senai Paraná.
O principal diferencial do projeto está na concepção de produtos que contribuam para a redução de furtos de bolsas e objetos pessoais nos espaços de gastronomia, eventos e de hospedagem. Os produtos foram lançados no ano passado, na Equipotel (maior feira de produtos e serviços para hotéis).