Sesi-PR lança metodologia para programas de equidade de gênero nas indústrias

O lançamento foi nesta sexta-feira, com a presença do presidente do Sistema Fiep. A publicação resulta de projeto aprovado no Edital Senai/Sesi de Inovação e desenvolvido junto com a Herbarium e a UTFPR

O Sesi Paraná lançou nesta sexta-feira (25) a publicação “Relações de Gênero na Indústria: Metodologia Sesi em Prol da Equidade”. Desenvolvida para apoiar as indústrias na implantação de políticas de equidade de gênero e valorização da diversidade no ambiente de trabalho, a publicação é composta por sete fichas estruturadas com textos, estatísticas, leis, referências, perguntas para a empresa refletir sobre sua realidade e diagnosticar possíveis distorções e soluções, além de passo a passo de práticas em prol da equidade desenvolvidas pelas empresas pesquisadas.

As sete fichas abordam os temas Equidade de Gênero, Valorização da Diversidade e Sustentabilidade, Políticas de Recrutamento e Seleção, Ascensão Funcional, Plano de Cargos, Salários e Carreira, Política Equitativa de Benefícios, Saúde, Segurança e Não Violência no Trabalho, Liderança pela Sustentabilidade na Cadeia de Valor, Educação, Treinamento e Formação de Lideranças Inovadoras.

O trabalho é fruto do projeto desenvolvido pelo Sesi-PR em parceria com o Herbarium Laboratório Botânico e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apoiado pelo Edital Senai/Sesi de Inovação 2009. “Este  projeto pode ser definido como uma semente da maior importância para facilitar a promoção da equidade de gêneros no Paraná”, disse o presidente do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

“A metodologia é alicerçada em estudos e pesquisas e em experiências bem sucedidas nas empresas. A equipe do Sesi dedicou o melhor de si para disponibilizar à indústria essa plataforma de trabalho”, afirmou Rocha Loures aos empresários, profissionais das indústrias, dirigentes de sindicatos e representantes de universidades e organizações não governamentais que participam do lançamento, realizado no Cietep, em Curitiba.

Participaram o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, e o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes; a gerente de Gestão Social do sesi-PR, Sônia Beraldi; a gerente de recursos humanos da Herbarium, Joanita Plombon, e a professora Marília Gomes de Carvalho, da UTFPR.

Segundo Renata Thereza Fagundes Cunha, da equipe do Sesi Paraná, haverá oficinas de lançamentos da nova metodologia em todas as regiões do Estado. A primeira é em Ponta Grossa, nesta segunda-feira (28), depois Londrina, na terça-feira (29), em Maringá (30) e em Toledo, na quinta-feira (31).

Integração e colaboração – No seu pronunciamento, o presidente do Sistema Fiep disse que  o maior valor que as organizações têm é o fato de congregarem pessoas e que se as pessoas estiverem engajadas no trabalho, não só serão mais felizes, mas também agregarão riqueza e valor à própria organização. Segundo ele, na medida em que as empresas deixem de ser organizações mecânicas e de se tornem aglomerações humanas, é possível explorar melhor o potencial das pessoas que nela atuam, deixando-as mais felizes e a organização mais produtiva.

“E é aqui que entra a equidade de gênero. O mundo é masculino. Somos prisioneiros de comandos invisíveis que nos distancia da nossa natureza afetiva, colaborativa e emocional. As mulheres podem mudar isso. Portanto, a questão da equidade de gênero não é só reinventar modelos e métodos, por sentimentalismo. É uma questão mais profunda e prática, porque a interação harmoniosa entre o homem e a mulher vai proporcionar mais integração, colaboração e realização”, afirmou Rocha Loures.

O diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, lembrou que a entidade recebeu no ano passado o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. A distinção é dada às instituições que demonstram o compromisso de integrar a questão da equidade aos seus processos.

“O trabalho que agora apresentamos é mais um importante avanço da nossa entidade neste tema. O projeto propõe uma nova forma de convivência, de vida e de respeito mútuo”, afirmou.

Boa prática – A empresa Herbarium, de Colombo, possui 350 funcionários, dos quais mais da metade, mulheres. Segundo a gerente de recursos humanos, Joanita Plombon, o convite do Sesi-PR para que a empresa participasse da construção da nova metodologia, surpreendeu, a princípio.

Segundo ela, foi feita pesquisa com colaboradoras mães, com gestantes, com gestoras e também com os homens. Na medida em que realizava o projeto a empresa foi percebendo que já tinha muitas boas práticas de equidade, decorrentes de sua própria cultura organizacional da empresa. “O trabalho, porém, sistematizou essas práticas e nos fez refletir sobre elas, o que melhorá-las ainda mais”, disse Joanita. “Esperamos contribuir para que essa tecnologia social seja uma base para transformações das relações dentro das empresas”, afirmou.

A professora Marília Gomes de Carvalho, da UTFPR, explicou que a participação da instituição no trabalho foi a de dar embasamento teórico. “As pesquisadoras participaram de grupos de trabalho, discutimos a metodologia, fizemos estudos”, contou ela. “O trabalho da equidade de gênero já vem sendo desenvolvido por diversas empresas. Com esse produto, o Sesi Paraná se junta ao processo, contribuindo muito para com o setor industrial”, afirmou a professora.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR