A Universidade da Indústria (Unindus) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizou no último sábado (16), em parceria com a PUCPR, a aula inaugural do primeiro curso de especialização planejado, exclusivamente, à inovação, o MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação. O curso recebeu mais de cem inscritos, sendo que, apenas 27 foram aprovados. Alguns deles de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná. Já na primeira aula do MBA, os alunos puderam conferir três palestras: um case de inovação industrial com o fundador da Bematech, Wolney Betiol; a inovação sob a ótica da academia com o pró-reitor de pesquisa da PUCPR, Waldemiro Gremski; e a inovação na esfera dos governos com o especialista e consultor da Fiep, Ramiro Wahrhaftig.
Para o fundador da Bematech, e também membro do conselho de inovação do Centro Internacional de Inovação (C2i) da Fiep, Wolney Betiol, a inovação no Brasil está mais no discurso do que na prática. “Há uma percepção de que muito se fala em inovação e poucos são os resultados. O primeiro passo para esses resultados foi dado pela Fiep com a criação, em 2009, do C2i e um dos resultados reais pode ser visto agora, nesta iniciativa da Unindus, com a criação do MBA Inovação”.
A mesma avaliação faz o diretor da agência PUCPR, e também coordenador do MBA Inovação, Luiz Márcio Spinosa. Segundo ele, o Brasil é um país extremamente criativo, porém, pouco inovador. “Está na hora de reverter esse quadro. É esse o objetivo do MBA Inovação. Transformar a criatividade em inovação real por meio do conhecimento”, explica.
Empresas poderão resolver problemas reais
Um dos diferenciais inovadores do curso é a aplicação do conceito PBL (Problem Based Learnig), onde os alunos poderão trazer problemas reais das empresas em que atuam, para que estes sejam analisados com o objetivo de propor soluções reais com a visão de todo o grupo de alunos, com diferentes visões de negócios.
Expectativa – Em uma turma composta por alunos de diferentes estados e que atuam, na maioria, em empresas de ponta como Grupo O Boticário, Volvo, Vale, HSBC, Herbarium, C2i, SESI, SENAI, Positivo Informática, entre outras, a expectativa de absorção de conhecimento durante o curso não poderia ser pequena para cada um deles.
Para o coordenador de inovação tecnológica da empresa Dori Alimentos (Marília – SP), Edivaldo Colombo, a inovação é fundamental na estratégia de qualquer empresa que deseja crescer. “Estamos implantando a inovação da empresa como estratégia de crescimento significativo para os próximos anos. Queremos inovar em produtos, processos e modelo de negócios”, explica.
A gestora de RH da Positivo Informática aposta na inovação para a gestão de profissionais mais competitivos como estratégia. “Entendo que a inovação deve passar por todas as áreas da organização. Por isso, é fundamental que profissionais de recursos humanos estejam engajados e sejam os precursores da inovação dentro das organizações”.
O MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação é uma iniciativa da Fiep, por meio da Universidade da Indústria (Unindus), em parceria com a PUCPR e com a Universitè de Compiegne (UTC – França). O curso tem duração de 18 meses e contará com encontros presenciais na PUC e na Unindus, além de conteúdo virtual disponível na plataforma EUREKA da PUC e visitas técnicas em indústrias e instituições governamentais. O curso ainda conta com um módulo presencial internacional na UTC (França) com visitas técnicas em empresas na França.