Evento sobre Saúde e Segurança no Trabalho movimenta Curitiba e interior

O Sesi Paraná participou das atividades, promovidas pelo Fórum das entidades para Boas Práticas em SST. Houve eventos em diversas cidade do interior

 

O Sesi Paraná participou nesta quinta-feira (28) das ações que marcaram o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A entidade, pertencente ao Sistema Fiep, realizou diversas atividades, em Curitiba e no interior.

Confira as ações no interior

No Brasil, em 2009, foram notificados 723.450 casos de acidentes e doenças no trabalho. No Paraná, foram registradas naquele ano cerca de 53.500 ocorrências.

Conscientizar a população sobre a importância da prevenção, mostrar a realidade do Brasil hoje e disseminar boas práticas foram os objetivos do evento promovido em Curitiba, pelo Fórum das Entidades para Boas Práticas em SST, do qual o Sistema Fiep faz parte. A Rua XV de Novembro foi o palco de diversas atividades, durante todo o dia.

“É um momento de grandeza, pois reúne trabalhadores e empresas” disse Elias Martins, superintendente da Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, na solenidade de abertura das atividades, realizada no teatro do HSBC. “Isso é um avanço, demonstra que têm aumentado o entendimento, entre os empresários, que a segurança e saúde do trabalhador é um investimento e que trabalhadores e empresas só têm a ganhar com a prevenção”, afirmou ele.

Carmen Weber de Camargo, gerente da área de Saúde e Segurança do Sesi Paraná, enfatizou a importância de disseminar as boas práticas desenvolvidas pelas empresas e organizações. “Temos de ter consciência de nossa responsabilidade como cidadãos, ajudando a divulgar e orientar sobre formas de reduzir acidentes e doenças, evitando incalculáveis prejuízos, social e econômico, para a sociedade”, disse ela.

O chefe do setor de fiscalização de saúde e segurança do trabalho da SRMTE, Ênio Soares, lembrou que número de acidentes e doenças registrados no Brasil se referem ao mercado formal, não incluindo o trabalhador informal. “Sabemos que mais de dois terços dos trabalhadores estão na informalidade”, disse ele.

Ele considerou como um avanço no Brasil a implantação, pela Previdência, no nexo técnico epidemiológico, que relaciona a doença laboral à natureza do trabalho exercido. “Isso desobrigou o trabalhador de ter de apresentar provas para ter reconhecida a doença laboral”, explicou.

Participaram da solenidade a representante da Advocacia Geral da União, Lucélia Peres de Oliveira; o representante da Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho, Núncio Mannala; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Iros Losso.

Para o público – Em tenda montada na Boca Maldita, representantes de sindicatos patronais e sindicatos de trabalhadores distribuíram materiais e conversaram com o público sobre a importância da prevenção.

Na unidade móvel do Sesi-PR, os transeuntes puderam receber orientações referentes aos danos  que a exposição a ruídos acima do nível de tolerância ocasionam às pessoas e que também podem também ter  relação com as  doenças ocupacionais.

O público pode conferir a exposição de fotos e material gráfico sobre acidentes de trabalho, com o quadro de dados estatístico do Brasil e do Paraná.

Os ergonomistas do Sesi-PR, Maria do Rocio Buczeck e Alexander Buarque Cardoso, fizeram palestras sobre a ergonomia como ferramenta para aumentar a produtividade e reduzir passivos trabalhistas. Além disso, o Sesi, com apoio do Senai Paraná, realizou pesquisa junto ao público para conhecer o nível de conhecimento sobre o saúde e segurança no trabalho. Os resultados gerarão informações para todas as entidades que trabalham com o tema, a fim de nortear novas ações de conscientização e cuidados.

Confira a galeria de imagens.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR