O deputado federal Fernando Giacobo (PR), líder da bancada paranaense na Câmara Federal, afirmou nesta segunda-feira (02), durante a reunião do Fórum Setorial de Mineração realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que irá designar deputados para acompanharem de perto os diversos setores da indústria. O objetivo é aperfeiçoar a representatividade do setor produtivo no Congresso Nacional.
Segundo o parlamentar, é preciso acabar com o modelo individualizado, em que o parlamentar representa unicamente aqueles empresários que destinaram recursos para a sua campanha. Para Giacobo este tipo de relação transforma o deputado em um “advogado de luxo”, e não gera frutos uma vez que estas ações são pontuais e isoladas.
A sugestão de Giacobo é a indicação de um ou mais deputados para acompanharem de perto um determinado setor da indústria. “Por que não colocar um deputado que tem afinidade com a mineração, por exemplo, para dialogar com vocês sobre as demandas desse setor?”, indagou Giacobo ao grupo de empresários e representantes dos sindicatos industriais da mineração que participavam do Fórum Setorial.
Hoje a Fiep possui 19 conselhos setoriais e temáticos que abrangem todos os segmentos da indústria paranaense e também os temas transversais que afetam a produção de forma geral. A proposta de Giacobo é que os deputados federais do Estado participem das reuniões destes conselhos e encampem as demandas destes setores. Essa proposta, segundo ele, será discutida com os deputados na próxima reunião da bancada paranaense, ainda sem data definida.