Evento da ABRH-PR apresenta cases da Fiep e da ALL

Direcionado a gestores e profissionais de Recursos Humanos, o “Bate papo entre especialistas”, com foco no desenvolvimento de líderes, aconteceu nessa quinta-feira, 5 de maio, no Cietep

 Os desafios para implementar um programa de desenvolvimento de líderes na empresa foi a tônica do “Bate papo entre especialistas”  que aconteceu nessa quinta-feira (05), no Cietep, em Curitiba, e trouxe cases da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da América Latina Logística (ALL ). Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – seção Paraná (ABRH), o encontro contou com a presença da Diretora de Recursos Humanos da Fiep, Daviane Chemin, e do Gerente de Gente da ALL, Rodrigo Paupitz. Direcionado a gestores e profissionais de Recursos Humanos, o evento atraiu representantes de diversas empresas e foi mediado por Jeferson Machado e Claudinei Alvez, ambos da Profissionais Associados.

Daviane Chemin contou acerca dos desafios da gestão estabelecida a partir de 2003 no Sistema Fiep, quando grandes mudanças foram feitas na cultura organizacional – trazendo aprendizagem para inovação, integração, marketing com foco do cliente e novos programas e metodologias, que influenciaram os líderes e culminaram em excelentes resultados para os negócios. “Esse é um dos grandes argumentos quando se fala em investir em liderança nas empresas: o reflexo nos negócios”, observou. Também, destacou a atenção que o Sistema Fiep dá para a sustentabilidade de seus resultados. “Para nós, os resultados produzidos interessam muito, porém nos interessa mais ainda a maneira pela qual esses resultados são entregues. Por isso, agora temos uma bússola que orienta o nosso fazer enquanto líder na conquista de nossos desafios: as 10 competências essenciais para liderar no Sistema Fiep”.

As lições aprendidas ao longo dessa trajetória também foram destacadas por ela. “Na implementação de programas de liderança, o primeiro grande aprendizado está relacionado à cultura da empresa: ver se o que cabe em outra empresa seria adequado para a nossa”, ressaltou Daviane.

Ela citou também a importância do “patrocínio” como outro grande aprendizado desse processo. “É imprescindível ter alguém com poder de decisão dentro da empresa, que acredite no programa e dê o apoio necessário”. E contou sobre o primeiro programa Novos Líderes, implantado em 2010 e focado nas “10 Competências da Liderança do Sistema Fiep”. O programa é orientado para descobrir e desenvolver talentos para liderança dentro da organização.

Rodrigo Paupitz falou sobre o programa de “Certificação de Liderança” implementado pela ALL para todos os que ocupam posições de líder na empresa. O programa inclui um “Manual da Liderança”, bastante pragmático, e um treinamento que ensina como se orientar pelos tópicos destacados no manual. “No final, o profissional é avaliado e recebe uma certificação caso tenha atingido as expectativas do programa”, explicou Paupitz.

O evento aconteceu das 19 às 22 horas e essa foi a terceira edição do “Bate papo com especialistas” promovido pela ABRH-PR, sendo que cada encontro conta com um tema diferente.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR