Em busca dos sonhos verdes de Curitiba

Projeto registra, em vídeo, os sonhos dos curitibanos na área do meio ambiente. Iniciativa será replicada em diversas cidades do globo

Qual o seu sonho verde para Curitiba? O que você gostaria que se tornasse realidade para que a capital paranaense evoluísse em sintonia com o meio-ambiente? Para dar voz aos desejos dos curitibanos nesta área, uma equipe de 85 “apanhadores de sonhos” estão nas ruas dos bairros da cidade, munidos de celulares e câmaras digitais, com a missão de colher depoimentos em vídeo – de no máximo um minuto – com moradores locais. Este material visa alimentar a discussão global sobre o futuro do planeta, que estará no centro das atenções mundiais daqui a exatamente um ano, quando for realizada no Brasil a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre 20 anos depois da Eco 92.

Os vídeo com os sonhos verdes que estão sendo gravados serão compilados e agrupados em um site, que será lançado no próximo dia 20 de maio, dentro da programação da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI2011), realizada na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O projeto intitulado “Green Dreams Around the World” (Sonhos Verdes ao Redor do Mundo) surgiu de um pedido do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) para o comitê gestor do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal), localizado em Curitiba. A demanda era para que fosse criado pelo Cifal um projeto piloto inovador voltado à mobilização local, com a temática do meio ambiente e da sustentabilidade. Tal projeto deveria ter capacidade de replicação que possibilitasse sua adoção por outras cidades ao redor do mundo. Cada Centro Cifal atua no desenvolvimento de programas de capacitação e na promoção de cooperações técnicas entre cidades para o desenvolvimento urbano sustentável, colaborando para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODM). Existem nove centros no mundo, abrangendo os cinco continentes. As ações que envolvem os países da América Latina são coordenadas pelo Cifal Curitiba, que é operacionalizado desde 2010 graças a uma parceria estratégica entre UNITAR e o Sistema Fiep.

Para chegar ao modelo do “Green Dream Around the World”, a consultora técnica do SESI-PR, Rosa Alegria, foi em fevereiro desde ano a Bangalore, na Índia, onde acompanhou o lançamento do projeto Dream-In. Esta iniciativa captou mais de mil vídeos-depoimentos de pessoas comuns de todas as províncias indianas, que contaram às câmeras seus sonhos pessoais para uma vida melhor. Posteriormente foram reunidos pensadores das cidades – gestores públicos, urbanistas, engenheiros, administradores, empresários, financistas, acadêmicos – que se propuseram a desenhar políticas públicas, projetos sociais, ambientais e empresariais baseados nestes sonhos. “A grande inovação é que estas idéias partem dos sonhos e não das necessidades. A necessidade parte de uma falta, do vazio, enquanto o sonho é um desejo, uma vontade”, explica Rosa. Segundo a consultora, o objetivo é inspirar que as pessoas em Curitiba tornem-se multiplicadoras destas ações, ampliando voluntariamente a galeria de vídeodepoimentos de outras pessoas, contribuindo para ampliar a reflexão dos temas relacionados à sustentabilidade local. “A idéia é que essa proposta se espalhe pelo mundo de forma viral.”, afirma.

Para buscar os sonhos verdes dos curitibanos estão em ação jovens universitários das áreas de ciências humanas e sociais que participam como bolsistas do Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local do SESI-PR. Estes agentes já desenvolvem um trabalho de interlocução com a comunidade, promovendo a mobilização de moradores e comerciantes dos bairros onde atuam para melhorar a qualidade de vida nestes locais. A opção por utilizar estes agentes está na forte aderência do projeto Green Dreams com o programa Redes de Desenvolvimento Local e também pela forte sintonia deles com centenas de atores locais em todos os bairros e municípios vizinhos, pois a chave para a descoberta do sonho é a espontaneidade dos entrevistados.
O conteúdo gerado, além de subsidiar o debate nacional e internacional sobre a sustentabilidade, servirá de matéria-prima para o desenvolvimento de iniciativas locais voltadas a que efetivamente se tornem reais os sonhos verdes curitibanos.

A largada deste projeto ocorreu na Fiep na última sexta-feira (06/05/11), quando os agentes receberam as orientações básicas sobre como proceder a realização das entrevistas. Todos os passos desta capacitação foram gravados em vídeo e irão se tornar um documentário estilo making-off que servirá de base didática para que o processo seja reaplicado em outras cidades ao redor do mundo. Segundo o diretor executivo do Cifal Curitiba, Gustavo Fanaya, a meta é “gerar uma onda significativa de contribuições espontâneas de cidadãos urbanos de diferentes partes do mundo com foco na dimensão ambiental local, extraindo visões de futuro inspiradoras, de grande potencial transformador para as cidades e para o planeta”. A expectativa é que quando chegar a Rio+20, em maio de 2012, o modelo de mobilização local desenvolvido em Curitiba tenha transbordado as fronteiras de Curitiba e colhido milhões de sonhos verdes ao redor do mundo.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR