Famec sobe na avaliação do MEC, após um ano de gestão integrada com o Sistema Fiep

Com sede em São José dos Pinhais, a Faculdade Metropolitana de Curitiba, que pertence ao Sistema Fiep, recebeu conceito 4 do Ministério da Educação, em uma escala de zero a 5.

Após um ano de gestão integrada com o Sistema Fiep, a Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec) recebeu do Ministério da Educação (MEC) o conceito 4, em uma avaliação de escala de zero a 5. A pontuação foi anunciada durante o processo de recredenciamento da faculdade junto ao MEC, entre os dias 25 e 27 de maio. A avaliação do MEC acontece a cada quatro anos e abrange desde a estrutura física até ao relacionamento com alunos e comunidade.

Para o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, a elevação do conceito junto ao MEC revela os resultados obtidos pela instituição com a gestão integrada. “Queremos tornar a Famec um centro de excelência em desenvolvimento social e tecnológico, com cursos técnicos, de especialização, espaços de aprendizagem e programas de liderança, gestão e conhecimento, priorizando as demandas da indústria do Estado”, afirma Rocha Loures.

Para o diretor da Famec, Eduardo Vaz da Costa Júnior, a instituição colhe o fruto do trabalho em equipe e do apoio do Sistema Fiep neste primeiro ano de gestão conjunta. “Todos nós, que fazemos parte da comunidade Famec, estamos felizes e orgulhosos com esse novo conceito”, declara. Segundo ele o trabalho agora é evoluir mais ainda nesta pontuação. “Através da qualidade de nossos serviços em educação, queremos chegar na pontuação máxima do MEC, que é de 5 pontos”, afirma.

O Sistema Fiep adquiriu a Famec  no ano passado, numa iniciativa que representou uma evolução da entidade na área educacional direcionada às necessidades da indústria. “Preenchemos uma lacuna na oferta de educação pelo Sistema Fiep, passando a atuar, também, no ensino superior. Unimos a força e a imagem da Fiep e a vitalidade da Famec para fazer algo novo em educação”, diz Rocha Loures.

Através da gestão conjunta com o Sistema Fiep, além dos cursos tradicionais que a instituição já oferecia, a Famec passou a atuar com o eixo norteador da educação transformadora. Com isso, o foco do ensino também é voltado para atender as necessidades da indústria paranaense, principalmente na área de capacitação de pessoas.

“Agora que avançamos no conceito do MEC em relação a nossa estrutura e gestão geral, iremos buscar conceitos do mesmo patamar ou acima para todos os cursos que oferecemos a comunidade”, afirma Eduardo Vaz. No último ano, houve investimentos em laboratórios e infraestrutura, com a construção de novos prédios e ampliação da biblioteca e do acervo.

Avaliação – A avaliação é de responsabilidade de uma comissão do MEC e envolve dez quesitos no funcionamento da instituição de ensino. Entre eles a infra- estrutura, benefícios aos colaboradores, clima organizacional, acessibilidade as instalações, comunicação com alunos, colaboradores e comunidade, além de higiene e organização de todos os ambientes.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR