Missão da África do Sul visita Sistema Fiep em busca de parcerias

A proposta é conhecer cases de sucesso para implementar ações semelhantes nas cidades da Província do Cabo Oriental

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu terça-feira (7) a visita da delegação da África do Sul, que veio conhecer as estratégias e programas da organização focados no desenvolvimento econômico e social. Nomkhita Mona e Nafeesa Dinie são representantes da UDDI (Uitenhage Despatch Development Initiative), agência para o desenvolvimento das cidades de Uitenhage e Despatch, na metrópole Nelson Mandela, região da província do Cabo Oriental.

Segundo as visitantes, a proposta da visita, além de firmar parcerias e trocar informações sobre negócios e tecnologia, é conhecer melhor os programas criados no Sistema Fiep, para estudar a possibilidade de implantar iniciativas semelhantes em suas cidades e, a partir delas, disseminar esses modelos para as cidades vizinhas.

Participaram do encontro Maria Cristhina Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sesi Paraná; Janet Pacheco, coordenadora técnica de Negócios do Centro Internacional de Negócios (CIN), Adriano Fonseca, da Gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, além de Vinícyus Carneiro, representante do Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal), do Sistema Fiep.

A UDDI foi criada em 2003, com o apoio da prefeitura local, do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Ambiental da Província, e das indústrias da região. O objetivo da agência é identificar e utilizar as potencialidades e recursos naturais da região para criar novas oportunidades relacionadas ao desenvolvimento da agricultura, turismo, serviços, manufatura, meio ambiente e indústrias verdes, entre outras.

De acordo com a chefe executiva da agência, Nomkhita Mona  – que também é presidente adjunta da Câmara de Negócios da Metrópole Nelson Mandela Bay (antes conhecida como Port Elizabeth) – a visita a Curitiba e, mais especificamente, ao Sistema Fiep, foi muito relevante.

“Tudo o que vimos aqui nos interessou, como por exemplo, as soluções relacionadas às energias alternativas, biodiesel, programas sociais, inovação, rodadas de negócios entre a academia e a indústria, o desenvolvimento sustentável, as linhas de financiamentos do Núcleo de Capital Inovador do C2i, fóruns de investimento, as ferramentas do CIN para promover o comércio internacional e a internacionalização das empresas, entre outros”.

Segundo ela, com a implementação de novos modelos de desenvolvimento econômico e social na região da metrópole Nelson Mandela, a UDDI pretende beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas. “Esse é nosso grande objetivo, disseminar essas ações para alcançar o maior número possível de habitantes”, concluiu. Além do Sistema Fiep, faz parte da agenda da delegação africana, esta semana, a visita a outras empresas e instituições de Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR