Cozinha Brasil ministra curso para participantes do Encontro Nacional de Mulheres Catadoras

Em programação realizada em Pontal do Paraná, Sistema Fiep deu a primeira contribuição ao movimento de catadores de material reciclável

Mais de 40 mulheres participaram, terça feira (7), da oficina ministrada pelo programa Sesi Cozinha Brasil sobre alimentação saudável, nutrição e aproveitamento integral dos alimentos. A oficina integrou as atividades do II Encontro Nacional de Mulheres Catadoras, realizado pelo Instituto Lixo e Cidadania do Paraná, em Pontal do Paraná.

A oficina do programa Cozinha Brasil fez parte das iniciativas do Sistema Fiep para valorizar o trabalho de catadores de material reciclável. Uma série de medidas foi anunciada pelo presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures, durante a comemoração dos dez anos do Fórum Lixo e Cidadania que aconteceu em maio, no Cietep, em Curitiba. “Valorizar a imagem do catador perante a opinião pública certamente abrirá caminho para outras questões essenciais, como a mudança na legislação, para que a gestão do lixo seja feita de forma mais transparente e sustentável e que passe a incluir os catadores”, disse Rocha Loures.

O encontro, realizado em Pontal do Paraná, ofereceu às mulheres catadoras, vindas de vários estados do Brasil, oficinas com temas relacionados à educação, saúde e bem estar, auto-estima, trabalho infantil, direitos humanos e da mulher, relações interpessoais, economia solidária e gestão das associações e cooperativas, cadeia de reciclagem e meio ambiente.

Alimentação inteligente

O Programa Sesi Cozinha Brasil, criado pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa educar e incentivar a população quanto à mudança de hábitos alimentares .

Os objetivos principais do programa são embasados em quatro pilares: alto valor nutritivo, sabor e apresentação agradáveis, baixo custo e utilização integral dos alimentos. “O programa foi criado para dar suporte principalmente à população de baixa renda, mas, na verdade estamos alcançando todos os públicos, afinal, todos precisam de orientação alimentar, não apenas quem é de classe econômica mais baixa”, explica a nutricionista do Sesi Cozinha Brasil no Paraná Ana Paula Leitóles Remer.

Por meio de aulas práticas, nutricionistas ensinam receitas saborosas e nutritivas, de baixo custo, fundamentadas no aproveitamento integral dos alimentos.  Além de receitas do programa, o aluno aprende conceitos que envolvem nutrição básica, planejamento de compras, alimentação saudável e higiene alimentar. “A cada semana estamos em uma cidade diferente apresentando o projeto com apoio de prefeituras, associações, sindicatos e cooperativas, principalmente para divulgação”, conta Ana Paula.

A participação do Sesi Cozinha Brasil nesse encontro é apenas um dos incentivos do Sistema Fiep ao trabalho dos catadores. O Sesi e o Senai Paraná criarão um programa de capacitação profissional na área de coleta, bem como atuarão para desenvolver tecnologia apropriada para o trabalho dos catadores e também técnicas de gestão para suas cooperativas.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR