Rotas Estratégicas para o futuro da indústria

Projeto criado pela Fiep traça os caminhos a serem percorridos em direção ao futuro industrial sustentável para o Paraná

A Federação das Indústrias dom Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i) e dos Observatórios Senai, Sesi e IEL, realizou nesta quarta-feira (15), mais um encontro Rotas Estratégicas Para o Futuro da Indústria. O evento reuniu cerca de 50 empresários e pesquisadores para discutir a importância e as oportunidades do setor produtivo de energia do Estado.

A cada encontro, os convidados têm a oportunidade de ouvir dicas e projetos de especialistas no tema proposto. Para o I Encontro de Articulação da Rota Estratégica de Energia, entre as empresas representadas estavam a Copel, a Compagás, a Itaipu Binacional, a UFPR, a UTFPR, além de outros institutos de PD&I e empresas atuantes no setor de energia no Paraná.

Os especialistas dos Observatórios do Sistema Fiep, coordenados pela doutora em engenharia de produção, Marília de Souza, iniciaram, em 2005, a construção de um Roadmapping de Energia. Nele, foram elaboradas e validadas cinco visões complementares que compõem o cenário desejado de um setor de energia forte e inovador no Paraná. São elas: referência em planejamento sistêmico de assuntos energéticos; referência em geração distribuída de energias renováveis; modelo de eficiência energética para competitividade; provedor de soluções em energia a partir de biomassa; e energia e logística sustentáveis para o transporte.

Empresários e pesquisadores reforçaram o time

Durante o encontro, empresários e pesquisadores puderam contribuir com suas experiências para a reavaliação e até a revisão dos processos que irão facilitar os caminhos até chegar às cinco visões do setor propostas no mapa. Entre as contribuições apresentadas, a coordenadora dos trabalhos, Marília de Souza destacou a formação de redes de atores por área de interesse que ficará disponível na internet.

Roadmapping – Criado pela indústria automotiva americana e difundido nos anos 70 e 80, o método era, inicialmente, utilizado apenas por empresas e tinha um enfoque tecnológico. Com o passar do tempo, o Roadmapping começou a ser utilizado por um número crescente de organizações industriais, científicas ou governamentais, pois pode ser adaptado a contextos distintos, gerando roadmaps setoriais, temáticos ou regionais.

O Roadmapping é um método de construção de perspectivas de futuro que permite elaborar mapas com trajetórias e encaminhamentos coordenados e encadeados no tempo e no espaço. São representações gráficas simplificadas que permitem comunicar e compartilhar de forma eficaz uma intenção estratégica com vistas a mobilizar e coordenar esforços de cada setor a fim de atender a um ou vários objetivos.

Rodada de negócios – Ao final do encontro, Marília de Souza divulgou outro importante evento para o setor produtivo de energia. Durante o 6º Congresso Internacional de Bioenergia, que será realizado no Cietep/Fiep, entre os dias 16 e 19 de agosto, serão realizadas, também, Rodadas de Negócios. “Esse é um momento importante que irá colocar frente a frente, empresários e pesquisadores a fim de entender oportunidades e demandas de pesquisa para o setor de energia”, reforçou Marília.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR