Rocha Loures inaugura novo prédio do Colégio Sesi CIC

Na solenidade foi também lançada a publicação do projeto desenvolvido pela Bosch, Colégio Sesi e Comunidade sobre o ensino com foco no futuro trabalhador da indústria

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta quarta-feira (22) as novas instalações do Colégio Sesi Ensino Médio da Cidade Industrial de Curitiba. A unidade, que começou a funcionar em 2005, com 45 alunos, tem hoje capacidade para 350 alunos em cada turno. Nestes seis anos, mais de 1.300 alunos já passaram pelo Colégio Sesi CIC. A nova estrutura tem dez salas de aula laboratórios de informática, química, física e biologia. Com este novo bloco, a unidade passa a contar com 19 salas.

            Na inauguração, foi também lançada a publicação com a manualização do projeto “A relação indústria/escola/comunidade na ressignificação do currículo do ensino médio na formação do futuro trabalhador da indústria”. Apoiado pelo Edital Senai/Sesi de Inovação de 2009, o projeto foi desenvolvido por alunos e professores do Colégio Sesi CIC e pelo Instituto Robert Bosch. O objetivo foi adequar as disciplinas do ensino médio com foco na formação dos jovens como futuros trabalhadores da indústria.

“O projeto fortalece a parceria que temos com o Colégio Sesi”, disse Dirceu Puehler, do Instituto Robert Bosch. Ele lembrou que a empresa Robert Bosch foi indústria paranaense firmar parceria com o Colégio Sesi, ainda em 2005, subsidiando bolsas para alunos. Os alunos apoiados integram o projeto social “Jovens em Ação”, desenvolvido pela empresa.

“A Bosch vê no Colégio Sesi a possibilidade real de, através da educação, transformar a realidade da comunidade onde estamos. Acreditamos na metodologia inovadora ensino aplicada na escola, que se baseia no trabalho em equipe, preparando o jovem para o sistema de trabalho dentro das modernas indústrias”, afirmou Puehler. ”É um orgulho viver esse momento”, afirmou.

Participaram da solenidade o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares; o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes; o gerente regional Sesi/Senai em Curitiba e região metropolitana, Ademir Vicente da Silva; o gerente da regional Norte, Almir Schenfeld; a gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi, Lilian Luitz; gerentes de linhas de ação da entidade, pais alunos e professores da escola.

Alunos egressos do Colégio Sesi falaram sobre a transformação que o Colégio proporcionou em suas vidas. “Aqui pude receber uma educação centrada em valores, como a ética, o respeito, a solidariedade. Pude fazer junto o curso técnico do Senai e, neste ano, já participarei da Olimpíada do Conhecimento”, contou o ex-aluno Jeferson Guilherme Ferreira, que é hoje acadêmico do curso de engenharia eletrônica da Universidade Federal Tecnológica do Paraná.

O presidente Rodrigo da Rocha Loures, enalteceu a professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia “Oficinas de Aprendizagem”, aplicada no Colégio Sesi. “Eu ainda não era presidente do Sistema Fiep quando ela me escreveu para falar sobre a metodologia, que busca despertar no jovem o seu espírito empreendedor, capaz de realizar e de estimular outras pessoas a realizarem”, disse Rocha Loures. “Já naquele primeiro contato, o que me comoveu foi a preocupação da Márcia com um novo modelo de educação para adolescentes e a vibração com que passou suas ideias”, disse Rocha Loures.

Ele lembrou que, assim que assumiu a presidência do Sistema Fiep, propôs a criação do Colégio Sesi, com a metodologia de ensino de Márcia Rigon. “A equipe do Sesi assumiu a ideia, com vibração e entusiasmo. Vi que a idéia valia a pena, porque era cercada de força espiritual”, afirmou.

  Hoje, a rede do Colégio Sesi é formada por 44 unidades, com mais de 11 mil alunos, de todas as regiões do Estado.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR