Empresários e lideranças políticas são homenageados nos 67 anos da Fiep

Armando Monteiro, Reinhold Stephanes e Cláudio Petrycoski recebem a láurea Honra ao Mérito. Também foi lançado o IV volume da série Empreendedores do Paraná

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) comemorou seus 67 anos nesta quinta-feira (18) com homenagens a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado. Receberam a láurea Honra ao Mérito o senador pernambucano e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto; o deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; e o empresário de Pato Branco, Cláudio Petrycoski. A Fiep também prestou homenagens a todos os empreendedores paranaenses com o lançamento do quarto volume da Série Empreendedores do Paraná, publicação que relata a trajetória de 18 empresários de Curitiba e Região Metropolitana.

Em seu pronunciamento, Armando Monteiro Neto, falou do atual momento político-econômico pelo qual passa o país e fez referência a duas distorções que ainda persistem e impedem a indústria brasileira de ser competitiva: A alta taxa de juros e a política cambial. “Juro e câmbio estão fora do lugar”, disse o senador.

Para Monteiro Neto, o atual momento de crise econômica global exige atenção especial dos empresários e gestores públicos. “A indústria brasileira vive um grande desafio. Em todo o mundo vai haver um acirramento da concorrência global e o Brasil precisa realizar um grande esforço para que a indústria brasileira não seja desmontada por estes fatores”.

Outro homenageado da noite, o empresário pato-branquense Cláudio Petrycoski também fez referência à necessidade das reformas tributária, trabalhista e previdenciária, e fez um alerta: “Estamos nos desindustrializando por conta do custo Brasil”, afirmou.

O terceiro homenageado com a láurea Honra a Mérito foi o deputado federal e ex-ministro Reinhold Stephanes. Ele também fez referencia à crise mundial, apontando que, ao contrário da repercussão negativa para a indústria, a crise gera oportunidades para a agricultura, setor em que o Brasil detém a liderança mundial. “Quanto mais a Ásia cresce, mais aumenta a demanda por alimentos e isso favorece a produção agrícola”, destacou.

Segundo Stephanes, apesar da agricultura sofrer dos mesmos problemas que a indústria, como os juros altos e a infraestrutura precária, ela não sofre a mesma concorrência no mercado internacional como sofre a indústria.

Em seu pronunciamento, o deputado arrancou aplausos entusiasmados dos convidados ao mencionar a necessidade de uma reforma na gestão política brasileira. “Tenho sido valorizado por valores éticos e morais que a sociedade espera de um gestor público. Mas estes mesmos valores têm sido limitadores para minha ascensão política, até dentro do meu partido. Eu não vou conseguir mudar isso, mas eles também não conseguirão me mudar.”, afirmou.

Falando no encerramento da solenidade, o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, fez referência aos discursos dos homenageados destacando que todos apontaram caminhos para a solução de problemas que enfrentamos. “O Reinhold indicou a direção estratégia do agronegócio, o Armando falou da necessidade das reformas e o Cláudio da dedicação”, observou. Segundo Rocha Loures, a escolha dos homenageados da noite deu-se em função do reconhecimento da “alma cidadã” que existe em cada um deles, em suas diferentes áreas de atuação.

Em relação às oportunidades que podem ser encontradas em um cenário de crise mundial, o presidente da Fiep afirmou que “é momento de pescar em águas turvas”, referindo-se ao caminho apontado por Stelhanes no campo da agricultura. “Temos o caminho estratégico da agroindústria, que pode arrastar todas as demais indústrias. A indústria de máquinas, a indústria de informática, de biotecnologia. Todas as demais indústrias fazem sentido com a agroindústria.”, observou.

Série Empreendedores – O lançamento do quarto e último volume da série Empreendedores do Paraná, trouxe o perfil de 18 empresários de sucesso da Região Metropolitana de Curitiba, que foram escolhidos por um comitê de empresários e líderes empresariais, que levaram em conta a coragem e a inventividade dos homenageados.

Em ato simbólico, os empreendedores destacados receberam um exemplar da publicação das mãos do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures e do presidente eleito da federação, Edson Campagnolo.

Falando em nome dos homenageados, o empresário e vice-presidente da Fiep, Ronaldo Duschenes, destacou a importância do empreendedorismo na construção de uma indústria forte e competitiva. “Este país é feito por pessoas que produzem a sua riqueza.”, afirmou.

Autoridades – Compuseram a mesa de honra da cerimônia de entrega da láurea Honra ao Mérito e do lançamento do IV volume da Série Empreendedores do Paraná o diretor-presidente da Agência de Fomento do Governo do Estado, Juracy Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa; o diretor-presidente da Agência Curitiba S.A., Gilberto José de Camargo, representando o prefeito Luciano Ducci; o chefe da assessoria parlamentar da Vice-Presidência da República, Rodrigo Santos da Rocha Loures; o presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo; o deputado estadual Reinhold Stephanes Jr; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Gabriel Samaha; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; Jabes Pinheiro diretor da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná e o ex-presidente da Federação das indústrias do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo Moreira.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR