Educação na sustentabilidade é tema do Global Forum América Latina

Evento, que é virtual e gratuito, acontece de 29 a 31 de agosto. Inscrições: www.globalforum.com.br

Em que a gestão da educação deve inovar para que surja a cultura de uma sociedade sustentável? Essa é uma das questões que serão abordadas durante o Global Forum América Latina (GFAL), que acontece de segunda a quarta-feira da semana que vem (29 a 31). Nesta edição o GFAL tem formato diferenciado, totalmente virtual. Todas as palestras serão transmitidas pela web e ficarão disponíveis para consultas através de uma plataforma na internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.globalforum.com.br.

As questões relacionadas à educação serão abordadas no eixo temático Educação na Sustentabilidade, que acontece na quarta-feira. De acordo com Waverli Maia Matarazzo-Neuberger, coordenadora do Núcleo e Agência Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, as universidades já estão começando a trabalhar a sustentabilidade em seus currículos, mas de forma tímida.

“Existem ainda algumas universidades formando grupos ou comitês para discutir e ser responsável pela implementação de sustentabilidade na instituição. Na Metodista, já em 2008, o Projeto Pedagógico Institucional decidiu que a sustentabilidade seria inserida de forma transversal em todos os cursos e atividades da universidade”, diz.

Segundo a pesquisadora, é importante que as universidades se envolvam nessa discussão, pois a educação é fundamental para promover as mudanças necessárias para um futuro sustentável. “As universidades são locais de formação profissional; de criação de novas ideias e introdução destas na sociedade, além de reunir pessoas de diferentes idades, formação e influência no futuro”.

Além de Waverli, outros palestrantes, de renome internacional, participarão das discussões do eixo Educação na Sustentabilidade. Entre eles estão o sueco Karl Henrik Robert, fundador do The Natural Step, metodologia focada no desenvolvimento de ações, projetos e processos sustentáveis; Rachel Cavalcanti Stefanuto, que trabalha com consultoria em empresas em Educação para Gestão da Sustentabilidade; o canadense Bob Willard, especialista em quantificar e vender o valor das estratégias de sustentabilidade para as empresas; e a americana Jaimie P. Cloud, líder no campo da educação para a sustentabilidade, tendo trabalhado extensivamente com educadores e administradores ao redor do mundo.

O Global Forum América Latina é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através da sua universidade corporativa, a Unindus, em parceria com a universidade americana Case Western Reserve University, de Cleveland, e tem por propósito destacar e divulgar práticas inovadoras que gerem valor aos negócios ao mesmo tempo em que incorporam as oportunidades e desafios que a sustentabilidade representa para as empresas globais.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR